Financiamento de mídia alternativa será discutido em audiências

A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou na manhã desta quarta-feira (21), requerimento da deputada Luciana Santos para realização de audiência pública sobre as alternativas de financiamento para mídias alternativas.

 A realização de mesa de debate em Pernambuco para aprofundar a discussão sobre o tema também foi aprovada na mesma reunião.

Os fóruns fazem parte das atividades da subcomissão especial para discutir formas de financiamento da mídia alternativa, da qual Luciana é relatora. De acordo com a parlamentar levar os trabalhos da subcomissão para a análise e contribuição dos movimentos sociais é fundamental para que o resultado final atenda as expectativas de contribuir para o fortalecimento da mídia alternativa e para a democratização da comunicação no país.

Em Brasília serão convidados o presidente do Coletivo Intervozes, João Brant; o gerente geral da TV Pernambuco, Roger de Renor; o presidente da Associação Brasileira de emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero e o diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas Empreendedoras da Comunicação (Altercom). A previsão é que o encontro aconteça no próximo dia 12 de dezembro.

Já a mesa redonda acontecerá em Recife com a participação do professor Venício de Lima, da Universidade de Brasília; de Altamiro Borges, presidente do Centro de estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, do jornalista Ivan Moraes, do centro Cultural Luiz Freire; e de Marcelino Granja, secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Apesar de não ter data definida para o encontro em Pernambuco a expectativa é que haja grande participação dos movimentos estaduais ligados à comunicação, que de acordo com a deputada inspiraram a criação da subcomissão e têm dado grande contribuição para “esse debate e buscado alternativas para tornar a produção e difusão de conteúdos uma realidade para a grande parcela da população excluída desse processo”.

Fonte Site de Luciana Santos.