Amira Hass: Direito à autodefesa, vitória da propaganda sionista

Este artigo, de uma jornalista israelense e publicado no importante jornal Haaretz, é significativo e corajoso: pela recusa da propaganda que novamente pretende transformar agressores em agredidos e pelo testemunho que dá de que o sionismo pode ser esmagadoramente dominante na sociedade israelense, mas que continua a haver – e possivelmente a aumentar – entre os israelenses a recusa e o combate a essa ideologia racista, colonialista e fascista.

Por Amira Hass no Haaretz

Com o seu apoio à ofensiva de Israel em Gaza, os líderes ocidentais deram carta branca aos israelenses para que façam aquilo que melhor sabem fazer: chafurdar na sua vitimização e ignorar o sofrimento palestino.

Uma das tremendas vitórias da propaganda de Israel é que tenha sido aceito como vítima dos palestinos, tanto em termos da opinião pública israelense como da dos líderes ocidentais, que se apressam a falar do direito de Israel a defender-se. A propaganda é tão eficaz que apenas os foguetes palestinos no sul de Israel, e agora em Tel Aviv, são inventariados no balanço das hostilidades. Os foguetes, ou os danos no que há de mais sagrado – um jipe militar – são sempre apresentados como ponto de partida e, ao som da aterradora sirene, como se se tratasse de um filme da 2ª Guerra Mundial, constroem a metanarrativa da vítima que tem direito a defender-se.

Todos os dias, e na realidade em todos os momentos, esta metanarrativa permite a Israel acrescentar um outro elo à cadeia do saque de uma nação tão antiga como o próprio Estado, enquanto ao mesmo tempo é ocultado o fato de que um fio condutor se desenrola desde 1948, quando foi negado aos refugiados palestinos o regresso aos seus lares, a expulsão dos beduínos do deserto de Negev em princípios de 1950, a expulsão atual dos beduínos do vale do Jordão, as fazendas para os judeus no Negev, a discriminação nos orçamentos de Israel e os disparos contra os pescadores de Gaza para os impedir de ganhar a vida de forma respeitável. Milhões destes fios contínuos não tiveram interrupção desde 1948 até o presente. É este o tecido da vida da nação palestina, tão isolados como estão na solidão dos seus diversos confinamentos. É assim o tecido da vida dos cidadãos palestinos de Israel e dos que vivem nas suas terras de exílio.

Mas estes fios não constituem toda a trama da vida. A resistência aos fios que nós, os israelenses, fazemos indefinidamente girar, também é parte da trama da vida dos palestinos. O significado da palavra resistência foi degradado para lhe atribuir o sentido de uma disputa muito masculina na qual os mísseis terão por alvo zonas muito afastadas (uma disputa entre as organizações palestinas, e entre elas mesmas e o exército regular israelense). Isto não invalida o fato de que, em essência, a resistência à injustiça inerente à dominação israelense é parte integrante da vida quotidiana dos palestinos.

Os ministérios dos Estrangeiros e do Desenvolvimento no Ocidente e nos Estados Unidos colaboram aleivosamente na mentirosa representação de Israel como vítima, uma vez que a cada semana recebem relatórios dos seus representantes na Margem Ocidental e na Faixa de Gaza sobre um elo mais que foi acrescentado à cadeia de desapropriação e opressão que Israel impõe, ou até porque os seus próprios contribuintes “doam dinheiro para alguns dos desastres humanitários, grandes e pequenos, infligidos por Israel”.

Em 8 de novembro, dois dias antes do ataque ao mais santo dos santos – os soldados de um exército em jipe – esses contribuintes poderiam ter lido que os soldados israelenses tinham matado Ahmad Abu Daqqa, de 13 anos, que estava a jogar futebol com os seus amigos na povoação de Abassan, a leste de Khan Yunis. Os soldados estavam a 1,5 quilômetro das crianças, dentro da zona da Faixa de Gaza, ocupados em “expor” (palavra utilizada para branquear uma outra, “destruir”) as terras agrícolas. Sendo assim, por que não começar a narrativa da escalada de agressão na morte do menino? Em 10 de novembro, depois do ataque ao jipe, o exército israelense matou outros quatro civis de 16 a 19 anos.

Chafurdar na ignorância

Os líderes do Ocidente podiam saber que antes do exercício do exército de Israel da passada semana, dezenas de famílias beduínas do vale do Jordão foram obrigadas a evacuar os seus lares. Não é curioso que os treinos do exército israelense tenham sempre que ser realizados nos lugares onde vivem os beduínos e não onde estão os colonos israelenses, e que esse fato constitua um motivo para os expulsar? Outra razão. Outra expulsão. Os líderes do Ocidente também poderiam ter sabido, com base no artigo impresso a quatro cores em papel cromo em que é feito o relatório das finanças dos seus países, que desde o início de 2012, Israel destruiu 569 edifícios e estruturas palestinas, incluindo poços de água e 178 moradias. No total, 1.014 pessoas foram afetadas pelas demolições.

Não ouvimos as massas de Tel Aviv nem os residentes das zonas do sul advertir os administradores do Estado sobre as implicações desta destruição sobre a população civil. Os israelenses chafurdam alegremente na sua ignorância. Esta informação e a de outros fatos semelhantes está disponível e acessível a qualquer um que esteja realmente interessado. Mas os israelenses optam por não saber. Esta ignorância voluntária é uma pedra angular da construção do sentido de vitimização de Israel. Mas a ignorância é ignorância: o fato de que os israelenses não querem saber o que estão a fazer, como potência ocupante, não nega os seus atos nem a resistência palestina.

Em 1993 os palestinos deram uma prenda a Israel, uma oportunidade dourada para cortar a trama dos fios que atam 1948 até o presente, de abandonar as características de país de saque colonial, e de planear juntos um futuro diferente para os dois povos na região. A geração palestina que aceitou os Acordos de Oslo (cheios de armadilhas colocadas por inteligentes advogados israelenses) é a geração que conheceu uma multifacética, e até normal, sociedade israelense que permitiu a ocupação de 1967 (com o fim de conseguir mão de obra barata) com uma liberdade de movimentos quase completa. Os palestinos chegaram a um acordo sobre a base das suas reivindicações mínimas. Um dos pilares destas exigências mínimas definia a Faixa de Gaza e a Cisjordânia como uma entidade territorial única.

Mas desde que teve início a aplicação de Oslo, Israel fez sistematicamente todo o possível para que a Faixa de Gaza se convertesse numa entidade independente, desligada, no quadro da insistência de Israel em manter e ampliar a trama de 1948. Desde o aparecimento do Hamas, tem feito todo o possível para dar apoio à concepção que o Hamas prefere: que a Faixa de Gaza é uma entidade política separada onde não existe ocupação. Se isto é assim, por que não ver as coisas da seguinte maneira: Como entidade política independente, qualquer incursão no território de Gaza é uma violação da sua soberania, e Israel está constantemente a fazê-lo. Por acaso não terá o governo do Estado de Gaza o direito de responder, de ripostar, ou ao menos o direito masculino – um gêmeo do direito masculino do exército israelense – a assustar os israelenses da mesma forma que eles o fazem com os palestinos?

Mas Gaza não é um Estado. Gaza está sob ocupação israelense, apesar de todas as acrobacias verbais tanto do Hamas como de Israel. Os palestinos que vivem ali são parte de um povo cujo DNA contém a resistência à opressão.

Na Cisjordânia, os ativistas palestinos procuram desenvolver um tipo de resistência diferente da resistência armada masculina. Mas o exército israelense destrói com zelo e determinação toda a resistência popular. Não temos ouvido dizer que os residentes de Tel Aviv e das zonas do sul se queixem da simetria de dissuasão que o exército israelense está a construir contra a população civil palestina.

E assim de novo Israel oferece mais razões aos mais jovens palestinos, para quem Israel é uma sociedade anormal de exércitos e de colonos, para concluir que a única resistência racional é o derramamento de sangue e o contraterrorismo. E assim todos os elos da opressão israelense e toda a ignorância da existência da opressão israelense nos vai arrastando encosta abaixo na ladeira da disputa masculina.

*Amira Hass, jornalista israelense, filha de dois sobreviventes do Holocausto que, ao chegarem a Israel, se recusaram a viver em casas roubadas a palestinos expulsos da sua terra.

Publicado em português por www.odiario.info