Inácio Arruda: Abastecimento de água será desafio para prefeitos

O Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em pronunciamento no Plenário do Senado, ressaltou que o maior desafio dos prefeitos cearenses eleitos será o abastecimento de água. A constatação aconteceu após a reunião entre o governador do Ceará, Cid Gomes, e os prefeitos eleitos no último pleito, acompanhada pelo senador, em Fortaleza.

Apesar do esforço do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará na disponibilização de recursos para minimizar os impactos da seca, a situação é crítica e muitos produtores já perderam toda a safra deste ano. Mais de 95% dos municípios do estado decretaram situação de emergência por causa da seca, considerada a pior dos últimos 29 anos. No Nordeste, cerca de 1.072 cidades estão em estado de emergência.

“Nós precisamos ajudar os nossos prefeitos a ter os meios de garantir os projetos que permitam que eles acessem esses programas, resolvendo os problemas de abastecimento de água para as populações dessa região semiárida do Brasil, especialmente o Ceará, embora a estiagem esteja atingindo vários Estados da nossa região”, destacou Inácio.

Projeto institui a Política Nacional de Combate à Desertificação

O Projeto de Lei 2447/2007, de autoria do Senador Inácio Arruda, que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

“Historicamente, as políticas públicas têm investido recursos financeiros para o combate à seca. No entanto, tais políticas têm se mostrado pouco eficientes para mudar a realidade da sofrida população nordestina. Um dos principais erros é considerar a seca um problema e buscar soluções somente quando ela já está instalada. A seca é um fator climático natural daquela região e, portanto esse fator deve ser considerado na elaboração de todas as políticas públicas agrícola, de preservação ambiental, macroeconômicas, de expansão urbana, entre outras.”, destacou Inácio.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)