Sindjorce debaterá reforma do estatuto nesta quarta-feira (28)

A última quarta-feira de novembro (28) será um dia histórico para os jornalistas do Ceará. Depois de 14 anos da última reforma, a categoria volta a se reunir para deliberar sobre mudanças no Estatuto da entidade. A assembleia de reforma, marcada para as 18h30 no auditório do Sindjorce, encerrará o ciclo de discussões mensais com a categoria, iniciadas em julho passado.

“Foram cinco meses de reuniões, assembleias e plenárias nas quais ouvimos e aprovamos as sugestões da categoria. Agora, o processo será concluído este mês para que o novo Estatuto do Sindjorce já esteja em vigor em 2013”, explica a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Entre as mudanças já aprovadas estão o fim da exclusão automática dos sócios inadimplentes, limitação da concessão de ajuda de custo a diretores, ampliação dos beneficiários do FENAJPrev, pré-sindicalização de estudantes de jornalismo, autonomia da Comissão de Ética, estabelecimento de prazo mínimo para votar e ser votado, participação de pessoas idôneas de outras categorias na Comissão Eleitoral e na fiscalização das eleições sindicais, e eleições casadas com as da FENAJ.

“Na prática, a maioria dessas propostas já foram incorporadas à rotina do Sindjorce, embora elas não constem no nosso Estatuto. E são essas omissões que serão sanadas com a aprovação da nova redação do texto”, diz a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Fonte: Sindjorce