Educação é foco de vereador do PCdoB em Andradina

Carlos Alexandre, o professor Ceará, conversou com o Vermelho São Paulo na tarde desta segunda-feira, 26, durante visita ao Comitê Estadual do PCdoB. Eleito em outubro e estreante na Câmara de Andradina, ele destaca como prioridade do mandato ações que promovam a qualificação profissional da juventude local

Fernando Magno e Professor Ceará Andradina - Railídia Carvalho

O professor Ceará tem 26 anos e é o caçula entre os vereadores da próxima legislatura. Ele chegou ao PCdoB pela proximidade com Fernando Magno, presidente do partido na cidade, que o convidou a integrar o movimento estudantil.

Formado em Administração e também pós-graduado, Ceará é professor da Etec e do Senac. E foi em cima das dificuldades que ele vivencia no dia a dia como professor e que observa entre os estudantes que ele elaborou as propostas para o mandato.

“A Juventude tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. É preciso qualificar esse jovem e a Etec e o Senac são os caminhos. Temos promessa do governo do Estado de uma Fatec aqui mas nunca passou de promessa”, explicou.

A intenção de Ceará é sensibilizar o próximo prefeito e a secretaria de Educação para a necessidade de criação de unidades próprias da Etec e do Senac em Andradina. Segundo Ceará, as que existem atualmente são extensões ligadas a unidades de municípios vizinhos, o que restringe o crescimento e atuação dessas instituições.

Durante a conversa ele contou que se reuniu na última semana com o prefeito Jamil Ono (PT), reeleito para mais um mandato e também com a secretária de Educação. “Há um prédio ocupado pelo Sesi, que pertence à prefeitura e poderá ser utilizado pela Etec já que o Sesi está construindo um novo prédio”, afirmou Ceará.

Segundo ele, em novas instalações e com autonomia a Etec poderá incorporar mais cursos como gastronomia, saúde e segurança no trabalho e estética. Atualmente funcionam na Etec os cursos de adminstração, gestão política e informática.

Partido renovado e prestigiado

Fernando Magno, que também participou da visita ao Estadual, está satisfeito com o desempenho do partido na região de Araçatuba e das boas perspectivas de participação na administração municipal. Foram dois vereadores eleitos e o partido, que ocupa as secretarias de Assuntos Parlamentares e de Esportes, deverá ter também o titular da pasta da Saúde a partir de 2013.

“Não adianta ter espaço no governo e não construir um projeto para a cidade e para o partido na região”, disse Fernando. Opinião compartilhada por Ceará que pretende ser peça chave na Câmara e como liderança local para difundir as propostas do PCdoB.

“Ao lado de buscar melhorias para a cidade na Educação mas também em outras áreas, como saúde, por exemplo, vamos construindo o partido”, ressaltou. Fernando projeta 2014. “A meta é ter 60% dos municípios da macrorregião de Araçatuba com diretórios do PCdoB”.

A macrorregião de Araçatuba é constituída por 42 municípios. O PCdoB tem diretórios nas cidades de Araçatuba, Birigui, Santo Antonio do Aracanguá, Andradina,Ilha Solteira, Itapura e Castilho.

De São Paulo, Railídia Carvalho