Estrutura do HGF viabiliza cirurgias ao vivo para o mundo

Até a próxima quarta-feira, 28, acontece em Fortaleza a XI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, no Centro de Eventos, na Avenida Washington Soares. Um dos destaques da XI SBAD foi o VI Curso ao Vivo de Endoscopia, ocorrido no último domingo, 25, com a participação de 11 endoscopistas internacionais e 25 nacionais.

Pela internet, foi transmitido para 16 países direto do centro cirúrgico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), com a realização ao vivo de exames e tratamentos que rotineiramente não são realizados no Ceará. O coordenador local do curso, Ricardo Pessoa, cita a retirada de tumores do aparelho digestivo e tratamento endoscópio da obesidade.

Ele observa que o HGF foi escolhido para sediar os procedimentos em função de oferecer estrutura ideal. No centro cirúrgico do HGF ficaram os especialistas realizando os procedimentos ao vivo beneficiando 30 pacientes. No Centro de Eventos convidados e um público interessado no que há de mais moderno na área da endoscopia assistiam aos procedimentos. Entre eles, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. “É gratificante saber que um hospital público, que o nosso Estado tem condições de sediar um curso que conecta e integra especialistas do mundo todo no desenvolvimento de novos procedimentos com retorno na assistência à saúde da população”, disse Arruda Bastos. E acrescenta: “o que estava sendo realizado no centro cirúrgico do HGF estava sendo visto e assimilado por médicos especialistas dos mais diferentes países, como os Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha”.

Perfil dos pacientes

Além de pacientes do HGF, pacientes dos 11 endoscopistas internacionais e dos 25 nacionais foram selecionados nos hospitais César Cals, Wálter Cantídio e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Segundo o coordenador da residência médica do Serviço de Endoscopia do HGF, Guildo Barreira, havia pacientes de várias faixas etárias. Todos de alta complexidade. Priscila Leonice Moreira Duarte, 29 anos de idade, foi uma das pacientes. Para ela, “fazer parte do curso é muito interessante por que estou colaborando com os avanços da medicina e podemos ajudar outras pessoas que tenham a mesma doença”.

Para o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, o VI Curso ao Vivo de Endoscopia teve muita relevância para o Hospital, uma vez que os pacientes puderam receber uma assistência diferenciada de médicos com diversos conhecimentos, em procedimentos endoscópicos terapêuticos de alta complexidade. A estrutura do Hospital, também, foi crucial para receber um evento desse porte, de nível internacional. De acordo com o diretor médico do HGF, Antônio Carlos Otaviano David Morano: “O Curso é muito importante, porque o Hospital foi escolhido devido ao trabalho desenvolvido na área da endoscopia. Podemos mostrar que este é mais um tratamento, uma cirurgia menos invasiva, mais eficaz e faz com que os pacientes tenham uma alta muito mais precoce”.

Fonte: Sesa