Audiência pública discutirá produção de biodiesel de peixe

Por iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE), a Assembleia Legislativa do Ceará realizará nesta quinta-feira (29/11), às 14 horas, no complexo de comissões técnicas, audiência pública para discutir o projeto Biopeixe do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), em parceria com a UFC.

O projeto, iniciado em 2007, se constitui da produção de óleo a partir de Resíduos Animais, óleo obtido e uso de óleo obtido de Resíduos Animais como Biodiesel. Na fase atual a matéria prima é vícera de peixe, pois além de contribuir para a economia sustentável, diminui a poluição ambiental. O protótipo da máquina desenvolvida pelo Nutec, inaugurada no último dia 19, extrai óleo das vísceras dos peixes. Este óleo será usado para produzir biodiesel na usina da Petrobras de Quixadá.

Segundo o coordenador Núcleo de Inovação Tecnológica do Nutec, Ricardo Mendes, a Secretária de Pesca e Aquicultura do Ceará está muito interessada no projeto, pois vai resolver um grande problema ambiental. “Hoje as vísceras dos peixes que são criados em gaiolas não têm um destino correto e estão poluindo as águas dos açudes”, afirmou.

Ainda de acordo com o coordenador, somente o açude Castanhão produz 10 mil toneladas de tilápias em gaiolas por ano e as vísceras correspondem a 10% do peixe, portanto geram mil toneladas de vísceras por ano. “50% dessas vísceras podem virar óleo, gerando 500 toneladas de litros de óleo/ano, para a produção de biodiesel”, disse. O Ceará possui 672 psicultores cadastrados e que podem ser beneficiados com o projeto Biopeixe.

Serão homenageados os inventores do projeto: Auceliane André da Silva Lima; Francisco de Assis da Silva Mota; Francisco Francielle Pinheiro dos Santos; José Airton de Mattos Carneiro Júnior; José Tarcísio Costa Filho; Jackson de Queiroz Malveira e o coordenador Núcleo de Inovação Tecnológica do Nutec, Ricardo Mendes.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE)