Estado Palestino: Cisjordânia já comemora vitória na ONU

Cisjordânia festeja nesta quinta-feira (29) por antecipação, com congregações e passeatas, o esperado reconhecimento da Palestina como Estado observador por parte da Assembleia Geral da ONU ao redor da meia-noite local.

Festa palestina na Cisjordânia

Em Ramalah, centenas de pessoas, em sua maioria homens de meia idade, realizaram ao meio-dia local desta quinta-feira (29) na Praça Arafat um ato em apoio à iniciativa com apresentações musicais e uma forte demonstração de unidade das distintas facções palestinas.

Dirigentes políticos dos movimentos Fatah, do pelo presidente Mahmoud Abbas, Hamas, Jihad Islâmica e Frente Popular para a Libertação da Palestina subiram juntos ao palco para apoiar a solicitação de melhora do status da Palestina na ONU de “entidade observadora” a “Estado observador não membro”.

O povo exibia bandeiras palestinas e do Fatah e, no palco, um grande cartaz dizia “Estado da Palestina ONU” sobre uma imagem de Jerusalém e os rostos de Abbas e do histórico líder Yasser Arafat.

Eventos durante o dia todo

Várias outras cidades cisjordanianas também tiveram comemorações, com passeatas e apresentações de bandas musicais. No município de Beit Jala, próximo a Belém, cerca de quatro mil alunos da escola luterana Talita Kumi percorreram as ruas com um livro que prepararam para lembrar ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a situação dos palestinos.

Previa-se que s atos populares chegariam a seu apogeu ao redor das 23h locais (19h de Brasília), quando o presidente Abbas deve pronunciar na Assembleia Geral um discurso que será transmitido ao vivo por telões localizados nas principais praças das cidades da Cisjordânia. Em Belém o discurso será projetado sobre o muro de concreto construído por Israel a partir de 2003 e que desde então a separa de Jerusalém.

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) também convocou várias comemorações em Gaza, governada pelo Hamas, e em Jerusalém Oriental, onde vivem cerca de 250 mil palestinos que desejam declarar a capital de seu futuro Estado.

Após a meia-noite, quando deve ser confirmado o reconhecimento – a princípio apoiado por forte maioria da Assembleia Geral – em toda Cisjordânia os sinos das igrejas badalarão.

Com informações da agência EFE