Senador elogia governo por destinar royalties para educação

Em discurso nesta segunda-feira (3), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) elogiou a decisão da presidente Dilma Rousseff de enviar uma Medida Provisória (MP) ao Congresso Nacional destinando 100% dos recursos dos royalties futuros da exploração do petróleo para a educação. O senador cobrou do governo que essa medida valha tanto para os recursos recebidos por estados e municípios quanto para os da União.

O senador disse que a União não pode pedir ao município de Fortaleza ou o estado do Ceará que destinem os recursos dos royalties para a educação, enquanto "fica fora"

“Quer dizer, não podemos fazer cortesia com o chapéu alheio. Eu pleiteio que façamos uma destinação integral. Que os royalties da União, dos estados e dos municípios sejam destinados para a educação”, afirmou.

Inácio Arruda lembrou que propostas semelhantes já tramitaram ou ainda tramitam no Senado e na Câmara destinando esses recursos prioritariamente à educação. E pediu que o governo analise as propostas ainda em tramitação, incluindo projetos de senadores.
“Acho que o governo compreendeu que essa riqueza não pode ser deixada de lado sem ter um emprego razoável, sem que a gente destine esses recursos para a educação para deixar um grande legado”, disse.

Inácio Arruda também parabenizou o povo palestino pelo reconhecimento, por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas, da Palestina como “estado observador não-membro” na Organização das Nações Unidas (ONU). O fato significa uma elevação de status, pois até então a representação palestina na ONU tinha apenas o status de “observador simples”, mesma classificação de várias organizações internacionais.

Fonte: Agência Senado