Chico Lopes quer debater preços elevados das passagens aéreas 

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) solicitou à Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, audiência pública para discutir os altos preços das passagens aéreas no Brasil e os recentes reajustes verificados nessas passagens, em um mercado cada vez mais concentrado.

"Não podemos aceitar que as empresas aéreas, que são cada vez em menor número, porque adquirem as concorrentes, cobrem preços sem limite, sem fiscalização", afirmou o deputado, que nesta segunda-feira (3), comentou em pronunciamento a matéria destacada nesta data pelo caderno "Negócios", do Diário do Nordeste. O jornal mostra que passagens São Paulo-Fortaleza podem chegar a custar mais de R$8 mil.

"Já havia apresentado pedido de audiência pública, convidando os diretores das empresas e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a explicar o porquê desses aumentos absurdos. As empresas vão diminuindo, comprando umas às outras, configurando um mercado de pouca concorrência, poucas opções para o consumidor", ressalta Chico Lopes.

"E não há aumento no número de aeronaves. Muitas cidades importantes ainda contam com poucos voos. O resultado é que o consumidor é explorado, tendo que pagar tarifas altíssimas para viajar para algumas cidades, ou para viajar em datas festivas", relaciona.

"Vamos agir para buscar uma solução, e a ANAC e o Governo Federal precisam se somar a isso. Não é razoável que o consumidor pague até 8 mil reais por passagens que, em outras datas, para as mesmas cidades, são encontradas até por 300 reais, ida e volta", acrescenta o deputado Chico Lopes.

"A Comissão de Defesa do Consumidor estará atenta. Não podemos aceitar esses preços. Imagine se as empresas tiverem toda a autonomia para aumentar preços conforme queiram, sem nenhum questionamento por parte da agência reguladora. Receamos que, assim como nessas datas festivas, como Natal e Ano Novo, durante a Copa do Mundo vejamos os preços decolarem, sem limite".

Da redação em Brasília
Com informações da Ass. do Dep. Chico Lopes