Ativistas da reserva Uchôa pedem a limpeza do Tejipió

 Apesar da vitória na preservação e recuperação da mata, na última quinta-feira, o Movimento de Defesa da Mata do Engenho Uchôa considera a conquista incompleta. Os moradores da área querem também a preservação e despoluição da bacia do Rio Tejipió, além da criação de um parque ambiental.

 "Não se pode preservar separadamente a mata e não o rio. Vamos lutar pela limpeza e dragagem do Tejipió que ladeia a mata do engenho", afirmou Luci Machado, coordenadora do movimento.

Já a criação e implantação do Parque Natural Roussinete Falcão consta no programa de governo do prefeito eleito, Geraldo Julio (PSB). Há dez anos aação está prometida pela Prefeitura do Recife. São mais de 100 apoiadores à causa, entre ONGs, associações de moradores e sindicatos.

Mata Uchôa

Na última quinta-feira (29), o prefeito do Recife, João da Costa, assinou decreto que resguarda a área da mata Uchôa e torna possível a reintegração de 5,5 hectares da vegetação natural, que conta com mangue, restinga e Mata Atlântica.

"É um avanço do ponto de vista ambiental para a área, e com isso estaremos atendendo aos anseios do povo do Recife pela preservação do meio ambiente", disse o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira.

Foram 33 anos de persistência do movimento pela defesa da mata e da área do engenho. O grupo protestou, principalmente, contra um decreto, assinado em 2008 pelo então prefeito João Paulo, que previa a instalação de uma usina de lixo no local. A permissão foi anulada, na sexta-feira (30), por João da Costa.

Fonte: Movimento de Defesa da Mata do Engenho Uchoa