Niemeyer receberá título de Cidadão de Fortaleza in memoriam

Os vereadores de Fortaleza debateram na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (6), por oportunidade do falecimento de Oscar Niemeyer, a possibilidade de realizar a entrega in memoriam do título de Cidadão de Fortaleza para o aclamado arquiteto brasileiro.

A comenda, proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), havia sido promulgada no dia 4 de julho de 2012 e aguardava a resposta do projetista sobre a vinda à capital do Ceará para receber o título de cidadania.

A proposta do Legislativo de Fortaleza é entrar em contato com a família de Niemeyer e construir agenda para o cerimonial de entrega do título. “Ainda que o grande arquiteto Oscar Niemeyer tenha partido antes de podermos homenageá-lo em vida, cabe a nós saudar a memória deste homem fabuloso, que marcou a nossa história com suas obras e sua atuação enquanto militante das causas do povo, com quem tenho a honra de dividir o adjetivo de comunista”, destacou Eliana Gomes.

Trajetória de Niemeyer

Considerado o maior arquiteto brasileiro, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares morreu na cidade natal, o Rio de Janeiro, aos 104 anos, às 21h55 de ontem (5), em decorrência de uma infecção respiratória. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Autor de mais de 600 projetos arquitetônicos e comunista convicto, Niemeyer colocou o Brasil em destaque na história da arquitetura mundial. Boa parte das obras mais importantes do arquiteto serviu a projetos ideológicos e políticos. Foi ele quem projetou a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, o Parque do Ibirapuera e o Edifício Copan, ambos em São Paulo. Com Juscelino Kubitschek na presidência do Brasil, organizou o plano-piloto de Brasília e foi responsável pela construção da nova capital federal.

Niemeyer sempre defendeu o uso do monumental na arquitetura, com certa obsessão pela leveza em contradição com o concreto. Apesar de tanto sucesso – recebeu todos os prêmios imagináveis, incluindo o prestigioso Pritzker em 1988 e a Ordem do Mérito Cultural – Oscar Niemeyer era um homem modesto. Para os íntimos, ele confessou que não conseguia entender a razão de tanta reverência.

Fonte: Assessoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)
 

Leia também:
Oscar Niemeyer deixa traço eternizado em Crateús

Chico Lopes: "O céu ganha um arquiteto, a terra perde comunista"