Parlamentares cearenses lamentam morte de Niemeyer

Os parlamentares do PCdoB cearense se juntaram aos milhões de brasileiros e lamentaram a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrida na última quarta-feira (05). Com atuação destacada na arquitetura e defensor das causas do socialismo, Niemeyer deixa exemplo de vida.

Para o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que presidiu a sessão do Senado Federal desta quinta-feira, 6, que se transformou em homenagem ao arquiteto, Niemeyer foi um “extraordinário brasileiro, imortalizado em vida. Já é um imortal para sempre da nossa história”. Ele sempre dizia: ‘Primeiro, sou comunista; segundo, sou arquiteto’”, ressaltou.

Para o parlamentar cearense, Niemeyer foi “um dos maiores gênios da humanidade no traço do concreto, transformando-o em leveza”. Ele destacou que, amanhã, 7, completam-se 25 anos que Brasília, criação de Niemeyer com Lúcio Costa, Burle Marx, Athos Bucão e milhares de operários e trabalhadores chamados por Juscelino Kubtschek, foi elevada a Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU).”E esse monumento da humanidade recebe, hoje, Niemeyer para ser velado entre nós, aqui na Capital do Brasil”.

O deputado federal João Ananias também lamentou a morte de Niemeyer. “Estamos todos mais pobres, perdemos não só um grande arquiteto, mas um homem que desafiou o tempo tentando construir um mundo mais justo e humano. Perdemos o ícone da arquitetura brasileira”, frisou.

Outro parlamentar que lamentou a morte de Niemeyer foi o deputado federal Chico Lopes. Para ele, o Brasil perdeu, além de um dos maiores artistas da história e do responsável por seguidas revoluções na arquitetura, um grande protagonista político, da luta pela cidadania, por mais justiça social, por uma vida melhor para todos. “Oscar Niemeyer se manteve sempre coerente com suas posições quanto à realidade brasileira e à luta por uma sociedade melhor. Tenho muita honra em afirmar que sou comunista, assim como Niemeyer", declarou.

Homenagem in memoriam

Os vereadores de Fortaleza debateram a possibilidade de realizar a entrega in memoriam do título de Cidadão de Fortaleza para o arquiteto brasileiro. A comenda, proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), havia sido promulgada no dia 4 de julho de 2012 e aguardava a resposta de Niemeyer sobre sua vinda à capital do Ceará para receber o título de cidadania. Agora, o Legislativo de Fortaleza irá entrar em contato com a família do arquiteto para agendar a data da homenagem. “Ainda que Oscar Niemeyer tenha partido antes de podermos homenageá-lo em vida, cabe a nós saudar a memória deste homem fabuloso, que marcou a nossa história com suas obras e sua atuação enquanto militante das causas do povo, com quem tenho a honra de dividir o adjetivo de comunista”, destacou Eliana Gomes.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:

Oscar Niemeyer deixa traço eternizado em Crateús

Chico Lopes: "O céu ganha um arquiteto, a terra perde comunista"

Niemeyer receberá título de Cidadão de Fortaleza in memoriam