Cúpula do Mercosul: Paraguai ignora acordos do bloco

O governo paraguaio informou nesta sexta-feira (9) que desconhecerá todos os acordos adotados pela Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul) realizada, em Brasília e os declarou sem validade alguma.

Uma declaração da chancelaria fez questão de omitir que sua atual suspensão do bloco regional se manterá até que o país volte ao processo democrático, interrompido em junho passado pela destituição do presidente constitucional, Fernando Lugo.


Leia também:
Bolívia assina protocolo de adesão ao Mercosul

O documento acusou os Chefes de Estado e de governo dos países integrados no Mercosul de violar os direitos do Paraguai como Estado-membro, precisamente suspensos como resultado da sanção imposta por unanimidade e também vigente na União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Por essa razão, o Paraguai não pode exercer a presidência pró-tempore do bloco e seu Ministério do Exterior, ignorando a medida aplicada, esteve contra a iminente indicação do Uruguai para ocupar no próximo semestre essa posição.

Também se opôs à integração de novos Estados a dita organização em reposta aos anúncios de que, possivelmente, o Equador e a Bolívia façam dita solicitação durante esta Cúpula.

A suspensão do Paraguai provocada pelo chamado golpe de Estado parlamentar contra Lugo deve se estender, segundo os acordos adotados anteriormente, até um novo governo assumir através das eleições marcadas para abril de 2013.

Fonte: Prensa Latina