SSA: Artesãos baianos expõem produtos em Feira de Artesanato
A legítima arte produzida no Estado é a principal atração neste final de semana (8 e 9/12), no Jardim dos Namorados, orla da Pituba, em Salvador. É a Feira Baiana de Artesanato, promovida quinzenalmente pelo Instituto Mauá, das 16h às 21h. A iniciativa segue até março de 2013. A próxima edição acontece nos dias 15 e 16 de dezembro.
Publicado 07/12/2012 14:03 | Editado 04/03/2020 16:17
No local, a população poderá visitar as 80 barracas que oferecem produtos variados de artesãos de Salvador e cidades do interior. São esculturas de madeira e metal, orixás, bonecas de cabaça, instrumentos musicais, balangandãs, caminhos de mesa bordados, panos pintados à mão, roupas e calçados, bolsas e acessórios, mandalas, biojóias, artesanato mineral e de couro, macramé, tecelagem, cestaria e trançado.
A Feira conta com espaço exclusivo para comercialização de utilitários e decorativos de cerâmica dos principais polos produtores da Bahia, como Maragogipinho, Barra, Irará e Rio Real. O artesanato indígena também tem lugar de destaque, dando visibilidade a uma arte milenar, preservada graças ao talento dos artesãos e à política de fomento adotada pelo Instituto Mauá, que promove capacitações regularmente para qualificar a produção e garantir acesso a novos mercados.
Também estão presentes a Associação de Artistas Plásticos, entidades sociais e de Economia Solidária. A Feira conta ainda com apresentações musicais ao vivo, a partir das 18h. Artistas locais se revezam no palco montado na praça de alimentação, dando voz a ritmos regionais, como o samba, seresta e forró. O espaço ainda abriga 20 barracas, onde são comercializados pratos típicos e quitutes da culinária baiana.
Fonte: Instituto Mauá