Prorrogada inscrições para 8º Bienal da UNE

A organização da 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) comunica que o prazo para as inscrições de trabalhos foi prorrogado até o dia 24 de dezembro de 2012. A mudança da data se deu em razão de muitos pedidos de estudantes de todos estados, principalmente das universidades federais, que retomaram suas aulas recentemente.

Para ler o regulamento e preencher a ficha basta acessar o site http://une.org.br/eventos. A inscrição de trabalhos é gratuita.

Podem inscrever trabalhos estudantes do ensino médio, ensino superior e de pós-graduação de todo o Brasil nas mostras de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, ciência e tecnologia e, pela primeira vez nas Bienais, projetos de extensão. As inscrições são realizadas individualmente ou em grupo e serão aceitos até três trabalhos do mesmo estudante por categoria.

Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 4 de janeiro de 2013, no site oficial da UNE (www.une.org.br) e da Bienal (www.bienaldaune.org.br).

8ª Bienal

Chegando à sua oitava edição em 14 anos de existência, a Bienal da UNE se firma hoje como um dos principais encontros da juventude na América Latina. A 8ª Bienal terá como sede as cidades de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2013. “A volta da Asa Branca” é o tema do festival desse ano, que traz como homenageado especial o rei do baião, Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento conta mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates. Para mais informações, acompanhe o evento em www.facebook.com/bienaldauneoficial .

A Bienal

A Bienal da UNE já passou por Salvador (1999 e 2009); Recife e Olinda (2003); São Paulo (2005); e Rio de Janeiro (2001, 2007 e 2011). O festival tem como principal proposta valorizar a identidade nacional e conectar as produções juvenis de todas as regiões do país. É considerada um instrumento de mapeamento e difusão da produção desenvolvida por jovens brasileiros, apresentando também um qualificado rol de convidados entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em debates, grandes shows, exposições e atos públicos.

Já participaram da Bienal personagens como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Aleida Guevara (filha de Che Guevara), Ariano Suassuna, Augusto Boal, José Leite Lopes, Ziraldo, Jorge Mautner, Alberto da Costa e Silva, Mino Carta, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Ondjaki, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Martinho da Vila, Racionais MCs, Beth Carvalho, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr. Catra e Naná Vasconcelos.

Fonte: Site da UNE