Irã anuncia nova rodada de conversas nucleares em janeiro

A próxima rodada de conversas entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) será realizada no próximo dia 16 de janeiro, anunciou nesta sexta (14) o embaixador persa nesse organismo, Asghar Soltanieh.

Delegações da República islâmica e da AIEA completaram ontem à noite em Teerã uma primeira rodada de conversas, que qualificaram como "construtivas, durante as quais foram conseguidos progressos", segundo uma nota divulgada hoje pela agência noticiosa oficial IRNA.

Soltanieh foi citado dizendo que as "negociações foram intensas", mas detalhou que não conseguiram atingir um acordo para a solicitada visita de uma comissão de inspetores da agência atômica da ONU à central nuclear.

Delegações do Irã e da AIEA reuniram-se três vezes este ano para negociar um acordo de inspeções: janeiro, maio e agosto passados.

Teerã demanda que a questão nuclear iraniana seja despolitizada e que as negociações com a AIEA sejam de caráter técnico e sob um novo enfoque.

Um dos propósitos das conversas entre a AIEA e o país persa é desmentir as alegações dos Estados Unidos, seus aliados atlânticos e Israel, no sentido de que o programa de desenvolvimento atômico iraniano persegue fins militares, o que foi desmentido em várias ocasiões.

As acusações baseiam-se em relatórios de organismos de inteligência de potências ocidentais, a cujos objetivos políticos na região e no resto do mundo o Irã se opõe.

A rigor, a hostilidade de Washington e seus aliados contra a República Islâmica data do derrocamento, em 1979, da monarquia do sha Reza Pahlevi, um aliado incondicional estadunidense na região, que tinha empreendido um programa de construção de centrais nucleares que jamais foi criticado.

O Irã reivindica seu direito a dominar a técnica nuclear enquanto assinante do Tratado de Não Proliferação Nuclear e país membro da AIEA.

Fonte: Prensa Latina