Secretaria Sindical do PCdoB discute 3º Congresso da CTB

De acordo com informações do portal da Secretaria Nacional Sindical do PCdoB, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) já iniciou as discussões de preparação para 3º Congresso da central.

"Com a proximidade do 3º Congresso, a CTB precisa se fortalecer, dar um salto de qualidade em sua atuação, se estruturar mais em cada uma das unidades da Federação, ampliar as filiações e se capacitar para ser uma central forte e com capacidade de mobilização", afirmou Nivaldo Santana, secretário Nacional Sindical da PCdoB.

Wagner Gomes, presidente da CTB, já iniciou balanço das açõs da CTB. "Nesses cinco anos de atuação, a CTB sempre esteve presente nas principais lutas dos trabalhadores, é reconhecida como uma importante referência sindical e conseguiu se organizar em todos os estados".

Além do balanço, que segundo o dirigente é positivo, a central já debate a respeito dos critérios que devem nortear a composição da nova direção da CTB. Para Wagner Gomes, uma primeira questão a ser considerada é a necessidade de que todos os segmentos que compõem a CTB consolidem e fortaleçam sua unidade.

"A manutenção da unidade e dos espaços dos diferentes segmentos deve vir acompanhada da presença dos comunistas". Wagner indicou que "todos devem colocar suas atuais posições à disposição do coletivo, a fim de construir uma nova direção que incorpore a experiência dos quadros mais qualificados com a aplicação do salutar princípio da renovação e alternância de funções".

Segundo Nivaldo, já foram aprovados dois encaminhamentos. Um a realização de fração nacional da CTB, que ocorreu nesta quinta-feira (13) e debateua intervenção no Congresso. E o segundo é ter o mês de abril como prazo para a definição dos sindicalistas do PCdoB que comporão os principais cargos da entidade.

Da Redação em São Paulo
Com informações da Secretaria Nacional Sindical do PCdoB