Conab traça estratégia para evitar desabastecimento de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já definiu prazos para os procedimentos administrativos e operacionais no encerramento de 2012 nas suas unidades armazenadoras em todo o Brasil.

O objetivo é nivelar as ações nos estados, principalmente nas regiões afetadas pela seca e que dependem das operações do Vendas em Balcão, para evitar o desabastecimento de milho.

Os criadores e microagroindústrias que participam do programa, que viabiliza o acesso dos compradores de pequeno porte aos estoques públicos de milho, devem ficar atentos principalmente em relação ao prazo para as vendas em balcão, que serão realizadas até o dia 28 de dezembro. As guias de recolhimento (GRUs) devem ser emitidas até o dia 20 de dezembro.

"É para garantir que a contabilização das notas fiscais de vendas sejam feitas no prazo limite, até o dia 3 de janeiro", explica o superintendente de Contabilidade da Conab, José Carlos de Andrade. "Isso não significa que a vendas não possam continuar até o final do ano, mas as superintendências regionais estão se organizando para que o balanço contábil da Conab seja fechado dentro do prazo. O que nós precisamos é que os produtores se organizem com relação a essas datas, porque dessa forma não haverá problema nas entregas", acrescentou.

As remoções de milho oriundas do Mato Grosso também serão suspensas a partir do dia 14 de dezembro e retomadas em7 de janeiro, devido ao período de férias coletivas nas transportadoras e fechamento de balanço dos armazéns privados, onde estão alocados os estoques públicos de milho.

De acordo com o superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoques, Rafael Bueno, a Conab está adotando medidas para minimizar os impactos da paralisação temporária dos embarques. "Nós solicitamos às transportadoras contratadas que intensificassem o fluxo do produto nas semanas anteriores ao encerramento das atividades".

Fonte: Portal do Planalto