Dilma Rousseff e Cid Gomes inauguram Castelão

A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes inauguraram neste domingo (16), as obras de modernização, ampliação e reforma do Estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão. Acompanhados do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, eles visitaram as instalações, descerraram uma placa comemorativa e chegaram a trocar passes de bola no campo.

Após a inauguração, o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner fez um show. Cerca de 40 mil pessoas participaram da festa de apresentação – o dobro do esperado – do primeiro estádio concluído para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Sobre o Castelão

Com mais de 150 mil metros quadrados de área total construída e capacidade para cerca de 64 mil espectadores, a Arena Castelão já é orgulho para o povo cearense, que ama futebol e está ansioso para conhecer o novo equipamento. As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão envolveu recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. “Vale ressaltar que não fizemos nenhum valor adicional do valor que estava previsto inicialmente”, destaca Ferrucio Feitosa.

Após a inauguração, a Arena já sedia no dia 27 de janeiro de 2013 os jogos inaugurais, que serão as partidas entre Ceará e Bahia e Fortaleza e Sport, válidas pela Copa do Nordeste. Em junho, é a vez da nossa capital ser uma das sedes da Copa das Confederações da FIFA. A partida de estreia na competição internacional é o Clássico das Américas entre Brasil e México no dia 19 de junho, pelo segundo jogo da seleção brasileira na fase de grupos. Já em 23 de junho, é a vez da atual campeã mundial Espanha enfrentar a seleção que vai representar o continente africano e que ainda será definida. Depois, a Arena Castelão sedia ainda uma semifinal da competição. “Esse é um momento ímpar, e o Governo do Estado está servindo de impulsionador para a Prefeitura de Fortaleza na aceleração de entrega das obras que cabem ao governo municipal”, reforçou Daniel Lustosa.

Conforme o caderno de responsabilidades da Copa do Mundo, cabe ao Governo do Estado as obras de reforma e modernização do Castelão (que será inaugurada no próximo dia 16) e as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilho), que já estão com 20% concluídas. Ao Governo Federal, cabe as ampliações do Porto do Mucuripe e do Aeroporto Pinto Martins. À Prefeitura de Fortaleza, segundo o caderno de responsabilidades, cabem as obras de mobilidade, como o acesso ao Castelão (incluindo a calçada da Arena).

Fonte: Governo do Estado