Sarney consulta líderes para decidir sobre votação do veto amanhã

O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira (17) que a aprovação do pedido de urgência, na semana passada, já é suficiente para convocar uma sessão para apreciação do veto presidencial ao projeto que redistribuiu os royalties do petróleo. "Pelo regimento, tem que se marcar imediatamente a sessão. Aliás, pelo regimento, permitiria que fosse votado até naquele mesmo dia", declarou.

Para Sarney, no entanto, a vice-presidente do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que presidiu a sessão, "agiu muito bem" ao adiar a decisão "para que as paixões não se exacerbassem tanto".

O senador afirmou que consultará os líderes partidários nesta segunda-feira para tomar uma decisão. A expectativa é que a sessão ocorra amanhã.

Representante do Espírito Santo, Estado que seria prejudicado com a derrubada do veto, a deputada Rose de Freitas disse que vai pedir a Sarney para votar o veto em 2013. Esta é a última semana de trabalho do Congresso antes do recesso de fim de ano.

Na semana passada, membros da bancada do Rio ingressaram com ações no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a anulação da sessão plenária em que foi aprovado o requerimento de urgência para o veto aos royalties.

Sarney vê a iniciativa dos parlamentares como negativa. "Essa é uma coisa que não está sendo boa para o Brasil. Nós estamos judicializando cada vez mais a política e como consequência, politizando a Justiça", afirmou.

Da Redação em Brasília
Com informações do Valor Econômico