João Ananias denuncia demissões no Banco Santander

Durante pronunciamento na Tribuna na Câmara, nesta quarta-feira, 19, o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) denunciou as demissões registradas nas agências e centros administrativos do Banco Santander Brasil. O Parlamentar pediu providências imediatas e rígidas à Presidente Dilma contra os que se utilizam das riquezas do País e tratam tão perversamente os trabalhadores.

João Ananias disse ainda que o Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará informou que as demissões estão atingindo funcionários com mais de 10 anos na instituição, muitos oriundos de bancos adquiridos pelo Santander. Também entre os atingidos pela medida constam trabalhadores perto da aposentadoria e até pessoas portadoras de deficiência entraram na lista. “As demissões demonstram um grave desrespeito aos trabalhadores, pois são eles os responsáveis pelos lucros”, destacou. João Ananias repudiou a medida e manifestou solidariedade a todos os bancários atingidos ou ameaçados.

Discurso na íntegra

Sr Presidente, Sras. e Srs. Deputados;

Recebi há alguns dias documento do Sindicato dos Bancários do Ceará e pela gravidade das denúncias feitas, não poderia deixar de manifestar-me através da Tribuna desta Casa. Trata-se de demissões em massa acontecendo nas agências e centros administrativos do Banco Santander Brasil. Estão atingindo funcionários com mais de 10 anos naquele banco, muitos oriundos de bancos adquiridos, tais como, Banespa, Real, Meridional e Noroeste. Parte dos demitidos encontra-se perto da aposentadoria e até pessoas portadoras de deficiência entraram na lista.

As informações apontam para aproximadamente 5 mil funcionários demitidos em todo o Brasil. É bom que a população tome conhecimento da forma como esses trabalhadores do setor dos maiores lucros, que são os bancos, são tratados inclusive no final do ano, véspera do Natal. O Santander teve lucros de R$ 5,6 bilhões nos primeiros 9 meses de 2012, somente no Brasil. Esses lucros representaram 26% do resultado mundial do banco espanhol. Fica patente que o lucro dos bancos, exorbitantes ao longo de todos esses anos, não é bastante, pois a ganância sempre vai mais além e as demissões demonstram um grave desrespeito aos trabalhadores. São eles responsáveis pelos lucros, correndo riscos diários, enfrentando assaltos e outras formas de violência, não reconhecidos pelo banco. Solicitamos que a direção retroaja imediatamente, suspendendo essas inexplicáveis demissões.

Faço esta denúncia apelando à Presidente Dilma providências imediatas e rígidas contra esses que se utilizam das riquezas do nosso País e tratam tão perversamente nossos trabalhadores. O Santander não está demitindo na Espanha, que vive grave crise econômica, porque demite no Brasil? Existe um dito popular muito utilizado no Nordeste, “Quem come do meu pirão, aguenta do meu cinturão".

Manifesto meu repúdio diante dessas práticas, manifestando minha solidariedade a todos os bancários atingidos ou ameaçados.

Era só Sr Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)