Panamá: marcha fúnebre homenageia mortos por invasão dos EUA

A Marcha Fúnebre em homenagem aos mortos pela invasão militar dos Estados Unidos no Panamá em 20 de dezembro de 1989, será realizada nesta quinta-feira (20) no bairro El Chorrillo, principal vítima do massacre e bastião da resistência popular.

O Monumento aos mortos há 23 anos, localizado no bairro, foi restaurado para acolher a cerimonia central, indicou a dirigente do bairro Olga Cárdenas que lamentou que existam jovens que não sabem o que ocorreu na ocasião.

O secretario geral da Universidade do Panamá, Miguel Ángel Candanedo, disse que esta é uma data que não dão importância e fez uma chamado para reverter esta situação para que as novas gerações conheçam a história.

El Chorrillo foi o bairro mais afetado pelos bombardeios de aviões da força aérea dos Estados Unidos estreados pelo ex-presidente George W. Bush no massacre das primeiras horas da noite da população civil.

Ainda não se sabe qual o número de pessoas morreram, embora se cifram entre três e sete mil, mas na realidade até hoje não foi feita uma avaliação profunda que permita estabelecer com exatidão os mortos, feridos e desaparecidos.

A Marcha Fúnebre, que recorrerá em peregrinação as principais ruas do bairro, explicou Cárdenas, tem como objetivo evitar que os panamenhos esqueçam que morreram sobre os pés dos invasores.

Fonte: Prensa Latina