Irã tem planos de contingência para enfrentar sanções

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou que seu país tem planos de contingência para neutralizar as sanções contra seu país, e hoje está mais forte.

Temos enfrentado o pior das pressões econômicas das grandes potências ocidentais e as conspirações para arruinar os sistemas econômico e bancário de nosso país, disse o mandatário em uma intervenção transmitida pela televisão que se estendeu pela madrugada deste domingo (23).

Ahmadinejad assegurou que o Irã "emergiu mais forte”. Para ele, é possível “evitar que utilizem nossos planos de desenvolvimento para pressionar o país".

Os Estados Unidos e os países membros da União Europeia puseram em vigência várias séries de medidas punitivas econômicas e políticas contra Teerã para que renuncie a seu projeto de desenvolvimento nuclear. O Irã se recusa a ceder às pressões e argumenta que seu programa nuclear tem caráter pacífico.

Entre as medidas adotadas pela nação persa para enfrentar as sanções, o mandatário mencionou a reforma do plano de subsídios que "contribuiu para o crescimento econômico de 5,2 por cento registrado este ano, junto ao aumento das exportações não petroleiras que durante 2012 significaram ingressos de 43 bilhões de dólares".

De acordo com essa iniciativa, o governo iraniano retira de maneira paulatina os subsídios aos carburantes e implementou um projeto de ajuda em dinheiro às famílias de menor renda.

Prensa Latina