Câmara divulga cronograma para eleição do novo presidente

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) divulgou na sexta-feira (21) o cronograma para a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2013/2014. A sessão preparatória para a eleição da Mesa Diretora está marcada para o dia 4 de fevereiro, às 10 horas. Pelo acordo feito entre as duas maiores bancadas – PT e PMDB – o novo presidente da Casa, substituindo o petista Marco Maia, seria o atual líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PB).

A atual vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), também quer concorrer ao cargo e lançou oficialmente sua candidatura, durante sessão da Casa, na última sexta-feira (21). O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) também quer disputar o cargo. Ele acredita que o sucesso de seu partido nas eleições municipais viabilizará sua candidatura à presidência da Casa.

O novo líder do PT, deputado José Guimarães (CE) disse que a eleição de Henrique Eduardo Alves é certa. Além de contra com o apoio do PT e do PMDB, outros partidos já se manifestaram a favor do nome dele como o PCdoB, PDT, PR e PSDB.

Aos 63 anos, Henrique Eduardo Alves é o deputado mais antigo da Câmara. Ele é deputado federal há mais de 40 anos. Está no seu 11o mandato consecutivo.

Cronograma

Pelo cronograma, o prazo limite para formação de blocos parlamentares é 12 horas do dia 1º de fevereiro de 2013. Também no dia 1º de fevereiro, às 15 horas, acontecerá a reunião de líderes para escolha dos cargos da Mesa, de acordo com a proporcionalidade partidária, considerando a bancada da eleição e os blocos eventualmente formados. Ainda no dia 1º, até às 19 horas é o prazo limite para o registro de candidaturas aos cargos da Mesa.

A distribuição dos cargos entre os partidos é feita de acordo com a representação partidária ou por acordo entre as lideranças. Além dos candidatos indicados pela liderança partidária, pode haver lançamento de candidatura independente para concorrer à eleição dos integrantes da Mesa Diretora. Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta.

Se ninguém atingir este número, há segundo turno com os dois mais votados. A eleição dos demais integrantes da Mesa só ocorre quando o presidente for eleito.

A Mesa Diretora dirige os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara. Seus integrantes são eleitos a cada dois anos pelos 513 deputados. São sete integrantes titulares (um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários) e quatro suplentes de secretário.

Da Redação em Brasília
Com agências