Cubanos comemoram 54 anos do triunfo da Revolução 

Nesta segunda-feira (31) à meia noite será içada na Prefeitura Municipal da cidade de Santiago de Cuba a bandeira que simbolizará a chegada do novo ano e dos 54 anos do triunfo da Revolução Cubana, proclamada neste lugar.

Conhecida como Festa da Bandeira, a tradicional cerimônia histórico-cultural soma mais de um século desde que foi iniciada pelo primeiro prefeito republicano, Emilio Bacardí e Moreau, e desde 1959 se junta à celebração da chegada de uma nova era para os cubanos.

Em 1º de janeiro de 1959, de um dos balcões do edifício, Fidel Castro anunciou o triunfo do Exército Rebelde sobre as tropas do governo tirânico de Fulgêncio Batista, a partir do qual começaram as transformações revolucionárias no país.

Segundo a crença popular, dependendo da forma como a Bandeira da Estrela Solitária -um dos símbolos patrios desta nação caribenha- fique flutuando no ar, demonstrará o bem-estar que o novo ano trará.

Num dia de tradição familiar, são muitos os lares santiagueiros que incluem a comemoração de Ano Velho sua participação no evento, no qual se escuta o Hino Nacional minutos antes da ascensão, lenta e pausada, da enorme bandeira.

Este ritual contribui com outro significativo valor ao centro histórico urbano, declarado Monumento Nacional e é onde está também a primeira catedral e uma das antigas moradias da Ilha, além do centenário hotel Casagrande.

Na fachada do edifício, onde está a Assembleia municipal do Poder Popular, estão as réplicas do Título de Heroína da República e a Ordem Antonio Maceo, máximas distinções conferidas à cidade em 1o de janeiro de 1984.

A pouco mais de dois meses da violenta passagem do furacão Sandy na cidade, os santiagueiros festejarão esta noite também os avanços na recuperação dos diversos estragos ocasionados pelo furação e prometerão continuar minimizando seus prejuízos.

Fonte: Prensa Latina