Governo cubano anuncia que luta pelos 5 cubanos continua em 2013

Em pronunciamento oficial, o governo cubabo reforçou que a campanha pela libertação Cinco Cubanos detidos nos EUA continua em 2013 várias ações para alcançar o seu retorno imediato para a ilha caribenha. Segundo o coordenador do Comitê pela Libertação dos Cinco, como o mundo conhecido, Alicia Jrapko, está a preparar a segunda edição da jornada de 5 dias pelos 5 companheiros.

Jrapko está previsto para ocorrer em maio. "Muitos amigos do mundo já confirmaram presença e estamos planejando esse dia porque o primeiro foi eficaz, mas foi o primeiro, então vamos ficar com isso tudo aprendi, mas especialmente o coração", disse ele.

Esta atividade em particular é um dos acordos contidos na declaração final do VIII Colóquio Internacional para o lançamento de Ramón Labañino, Antonio Guerrero, René González, Gerardo Hernández e Fernando González, que visa intensificar as ações americanas.

Realizado de 28 novembro a 1 dezembro, na província oriental de Holguín, a reunião concordaram em aumentar as ações em território dos EUA, com o objetivo de chegar diretamente ao presidente Barack Obama, que através de um perdão pode libertar os cubanos anti-terroristas.

Saiba

Os cinco foram presos em 1998 por seus grupos de faixa extremistas com base em Miami que planejam ações contra Cuba, e condenados sem qualquer prova das alegações feitas.

Ainda este ano ocorrerá Outra atuma marcha global em solidariedade com a causa prevista para 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa surgiu durante uma reunião de mães e mulheres para a libertação dos Cinco Cubanos, realizada durante o simpósio, que foi convocada para as mulheres em todo o mundo para se juntar à luta.

Além disso, o evento de Holguin, que reuniu cerca de 400 delegados de 47 países, pediu maior uso de redes sociais e toda a tecnologia de informação e comunicação, a fim de ampliar a mensagem da campanha .

Enquanto isso, a Terceira Conferência Internacional sobre Equilíbrio do Mundo, prevista para Cuba 28-30 em janeiro deste ano, incluindo uma declaração sobre o caso dos Cinco Cubanos.

Com a participação confirmada de representantes de mais de 40 países, o fórum também inclui em seu programa a apresentação de um livro sobre o assunto. 

Fonte: Prensa Latina