PC do Chile diz que apoiará candidato que atenda demandas sociais

O Partido Comunista do Chile (PC) reafirmou nesta terça-feira (1º) que seu apoio para um candidato presidencial da oposição nas eleições deste ano dependerá do programa de transformações que ele defenda.

Partido Comunista Chileno - Guillermo Teillier

Na tradicional reunião anual do início do ano, conhecida como “Caldillo de congrio”, que a organização oferece para jornalsitas, o presidente do PC, Guillermo Teillier, precisou que o programa deve incluir a reforma do sistema bionominal , uma fórmula eleitoral feita pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

O dirigente também considerou chave que os desafios do candidato também procurassem uma reforma do Estado para que possa intervir contra a desigualdade tão profunda que existe no Chile.

“Mudanças ao sistema educacional, uma verdadeira reforma tributária, modificações de fundo na esfera trabalhista, a discussão de reformas constitucionais e a mudança da Constituição são assuntos que devem estar presentes na agenda do candidato que o PC vai apoiar”, declarou Teillier.

O líder do partido ainda afirmou que “vamos contribuir ao máximo para conseguir uma convergência das forças da oposição para derrotar a direita, que se apresentem mudanças institucionais profundas em nosso país”, enfatizou o também deputado, ante as perguntas sobre o virtual apoio do PC para uma possível candidatura da ex-presidenta Michelle Bachelet, do Partido Socialista.

O comunista disse também que todos os presidentes dos partidos da oposição estão convidados nos dias 12 e 13 de janeiro para expor seus objetivos programáticos na também tradicional Festa dos Abraços.

“Queremos que exista uma discussão aberta, que seja um diálogo construtivo e não algo para separar, mas para unir que é o que as pessoas estão pedindo”, destacou. O político recordou que os pactos assinados pelos partidos as oposição nas eleições municipais de outubro, permitiram arrebatar da direita importantes prefeituras e vereadores.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho