Chile: Ministro da Saúde denuncia lobby de empresas tabagistas 

O ministro chileno da Saúde, Jaime Mañalich, denunciou um lobby das empresas tabagistas para continuar adiando a aprovação no Congresso da nova lei antitabagismo que aumenta as restrições ao consumo de cigarros.

"O lobby é gigantesco nos corredores, nos diálogos, nos telefonemas aos parlamentares, em discernir qual é o ponto que pode ser abordado para adiar a legislação. Para nós é importante que esta lei seja promulgada antes do início do ano escolar 2013 [em março]", disse o ministro. 

Segundo Mañalich, as empresas tabagistas estariam se concentrando no ponto que proíbe fumar nos espaços estabelecidos pelos restaurantes aos fumantes, entre eles, os terraços, argumentando que ocasionaria um prejuízo econômico aos estabelecimentos.

"Aqui não há prejuízo para eles [o comércio], porque as empresas tabagistas subsidiaram as mudanças que o comércio realizou. Eu tenho 100% de certeza disso", afirmou o ministro. "A industria tabagista pagou para os restaurantes dividirem estes espaços, e quero destacar que esta estratégia fracassou em todas as partes do planeta", destacou o Mañalich.

A Câmara dos Deputados deve se pronunciar na próxima quarta-feira sobre a iniciativa de aumentar as restrições ao consumo de tabaco, que inclui a proibição de atores aparecerem fumando na televisão e no cinema.

Fonte: Ansa