Roberto Claudio: Por uma nova Fortaleza

Por *Roberto Claudio

Falar das expectativas para 2013 pressupõe, antes de tudo, o exercício de tratar um pouco do ano que findou e que foi, como é sabido, o tempo responsável por possibilitar o que se configura como sendo o maior desafio da minha vida. Um processo eleitoral duríssimo, que coroou mais uma vez a força da nossa democracia, fui escolhido pela minha gente para cumprir o papel de gestor da minha cidade, a Fortaleza na qual nasci, cresci, me formei e formei minha família.

Sigo para essa nova tarefa com um sentimento de grande alegria, orgulho, vontade de trabalhar e também com um enorme senso de responsabilidade. Tenho plena consciência de que o povo de Fortaleza deposita em mim e em toda a nossa equipe de trabalho as suas grandes esperanças de ver nossa cidade com mais oportunidades para todos, mais desenvolvida, inclusiva e muito mais organizada.

Na verdade, desde a campanha eleitoral, venho defendendo que precisamos construir pontes entre a Fortaleza que é a segunda cidade mais desigual do País e a Fortaleza que é a cidade repleta de potenciais, que tem belezas naturais únicas e um povo acolhedor, resiliente, hospitaleiro e batalhador. Entendo que o papel do prefeito é o de ser o grande animador e inspirador da cidade e de seu povo para que se construa essas pontes.

Por mais determinado e vontadoso que seja o gestor, não se faz nada sozinho. Portanto, entendo que os desafios são enormes, mas já estou certo e tenho recebido demonstrações recorrentes, de que contaremos com o apoio da maioria dos fortalezenses para enfrentá-los com coragem e muito trabalho, arregaçando as mangas e procurando unir toda a cidade, intelectuais, trabalhadores, empresários, profissionais liberais, enfim, todos os segmentos da sociedade, em torno de um novo projeto para a cidade.

Temos a pretensão de transformar Fortaleza na cidade da inovação e das oportunidades, em que áreas como turismo, cultura e tecnologia da informação possam ter serviços de alta performance, aproveitando o potencial que temos em cada um desses setores. Vamos investir mais recursos na cultura, valorizando e mantendo nosso patrimônio histórico e cultural; e vamos ainda investir na capacitação do nosso povo para que possamos aproveitar as oportunidades que serão oferecidas com os eventos esportivos que teremos nos próximos anos, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Para isso, vamos olhar com carinho para as três áreas que se revelaram as maiores prioridades: saúde, educação e mobilidade urbana. Vamos melhorar o atendimento primário, através do Programa Saúde da Família nos postos de saúde e fazer com que cada bairro de Fortaleza possua um posto funcionando efetivamente, com medicamentos e profissionais. Além disso, vamos implantar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), para o atendimento de urgência e emergência de menor gravidade; e policlínicas, para a realização de exames especializados. Com isso, o atendimento terciário realizados nos hospitais também vai melhorar.

Na educação, vamos começar a implantação das escolas em tempo integral em 48 bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e vamos trazer as creches que o Governo Federal ofereceu para Fortaleza.

Quanto à mobilidade urbana, nosso primeiro grande desafio será a melhoria do transporte urbano de Fortaleza e a implantação do Bilhete Único, já no primeiro semestre da gestão. Além disso, já iniciamos uma força-tarefa para conclusão das obras de mobilidade para a Copa do Mundo, que, na verdade, serão grandes legados para a população de Fortaleza.

Por fim, reforço uma conclamação que venho fazendo desde a campanha: queremos unir a cidade e todos os seus segmentos, sem ódios, sem rancores e sem preconceitos, para que possamos a muitas mãos oferecer uma vida melhor a todos os fortalezenses e que possamos comemorar, a cada novo ano, mais um passo dado rumo a essa nova Fortaleza.

*Roberto Claudio é Prefeito de Fortaleza

Fonte: O Povo