Cepal: Bolívia será um dos países com maior crescimento em 2013

A Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) estima que a Bolívia será um dos países com maior crescimento da América Latina, segundo o Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2012, publicado nos últimos dias de dezembro.

O relatório prevê que o país terminará 2013 com um crescimento de 5% pelas políticas financeiras implementadas pelo governo, o aumento do consumo interno, o processo de industrialização de hidrocarbonetos e o aumento do gasto público. 

Desta maneira, a Bolívia pode estar como um dos países com maior crescimento da região em 2013, depois do Panamá, Peru e Paraguai, como ocorreu em 2012, segundo a Cepal.

O oficial para assuntos econômicos da Cepal, Jurgen Weller indicou que é necessário fortalecer o investimento em infraestrutura, educação, tecnologia, tanto privada como pública para que haja um crescimento a longo prazo e também fortalecer a integração regional.

Neste sentido, o Banco Interamericano de Desenvolvimento recomendou que a Bolívia e a América Latina impulsionem uma base produtiva diversificada e aumentem sua capacidade de inovação para garantir que a região continue crescendo.

Com informações da TeleSur