Bolívia estuda a implementação do voto eletrônico no país

A presidenta do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia,Vilma Velasco, informou nesta sexta-feira (4) que analisará a possibilidade de implementar o voto eletrônico no país.

"Começamos a discutir o tema do voto eletrônico, estamos  analisando do ponto de vista tecnológico-legal e depois veremos sua pertinência ou não para aplicar na Bolívia", disse. Velasco considerou que se as avaliações são favoráveis, o voto eletrônico se poderia implementar nas eleições gerais de 2014.

Por outra parte, entre outras ações previstas para o gerenciamento de 2013, disse que está o plano estratégico denominado consolidação e projeção da cultura democrática intercultural e registrada, na que se estabelecem os lineamentos do TSE no horizonte de 2013 a 2017.

Além do início da votação no exterior, o processo de registro e a criação de assentos eleitorais no estrangeiro, para garantir o exercício político dos bolivianos que vivem fora do país.

Assim mesmo, destacou que se prevê assinar convênios internacionais com entidades eleitorais para o cumprimento da concorrência eleitoral e a atualização da informação cartográfica com dados do censo de 2012, para a definição dos assentos eleitorais que devem funcionar nos processos eleitorais, entre outros.

Segundo a presidenta do TSE, entre seus planos está também agilizar e ampliar os programas de registros para chegar em 2015 com nenhuma pessoa sem inscrever.

Fonte: Prensa Latina