Presidente palestino irá ao Egito para reconciliação com Hamas

O diálogo para a reconciliação interpalestina será retomado em meados da próxima semana, quando o presidente Mahmoud Abbas viajará ao Egito, segundo informou neste domingo (6) a imprensa palestina.

O escritório do presidente palestino informou sobre a visita ao embaixador egípcio na Cisjordânia e manifestou a intenção de se encontrar com o presidente Mohamed Morsi, que tem mediado entre a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e o Hamas, a entidade islamista que governa na Faixa de Gaza.

O encontro entre os líderes de ambas as organizações se soma aos outros indícios da vontade política de encerrar os pontos discordantes, emergente da unidade mostrada contra a mais recente onda de ataques militares israelenses contra Gaza.

Do seu lado, o Hamas apoiou o gerenciamento diplomático da ANP no fim de setembro para conseguir a elevação de seu estatuto na ONU à condição de Estado não-membro, aprovada com a oposição dos Estados Unidos e Israel.

No sábado passado, o Hamas permitiu a realização, em uma praça central da cidade de Gaza, do 48º aniversário da fundação do Al-Fatah, marcado pelo início da luta armada contra a ocupação militar israelense.

Nesse mesmo, dia o premiê do Hamas, Ismail Haniyeh, convocou em uma declaração "encontros sérios para atingir uma forte e indestrutível unidade nacional"

Fonte: Prensa Latina