Câmara de Goiânia deixa votação para o ano que vem

Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) retira projeto do Plano Diretor e votação fica para o ano que vem

No início da Audiência Pública que debatia as adequações ao Plano Diretor de Goiânia, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Goiänia, Clécio Alves (PMDB), comunicou que o projeto foi retirado pelo Paço Municipal “para os devidos reparos técnicos”. Com a decisão de Paulo Garcia, a discussão e aprovação do mesmo fica para a nova legislatura, em 2013.
 
Na audiência, que mal havia começado, estavam presentes os vereadores Agenor Mariano (PMDB), Maurício Beraldo (PSDB), Elias Vaz (Psol), Djalma Araújo (PT), Tatiana Lemos (PCdoB), Cida Garcez (PV) e Milton Mercez (PTB), além do presidente da Comissão Mista, Fábio Tokarski (PCdoB), que presidiu os trabalhos. A decisão do prefeito foi bem recebida pelos vereadores, que afirmaram em seus pronunciamentos que haveria agora mais tempo para debater a matéria.

Clécio Alves avaliou que o prefeito, após uma série de discussões com os vereadores, entendeu que seria necessário mais tempo para debater a matéria, para ouvir a sociedade e para que possam ser feitas mais adequações ao projeto. Clécio negou ainda que a atitude do prefeito seja um recuo à pressão da oposição. Acrescentou ainda que a prefeitura não terá dificuldades em aprovar o projeto na próxima legislatura. “Tudo o que é feito com transparência, responsabilidade e respeito não encontra dificuldade (para ser aprovado), principalmente quando o objetivo maior é o interesse público. Eu acredito que no ano que vem o Plano Diretor será aprovador por unanimidade”.

O Presidente do PCdoB de Goiás, vereador Fábio Tokarski avaliou que a decisão do Paço foi sensata e salientou que já havia cobrado do prefeito o envio do projeto para que houvesse tempo hábil para a discussão do Plano Diretor ainda em 2012. “Conversei com o prefeito ainda em outubro e ele me garantiu que o projeto chegaria à Câmara ainda na primeira quinzena daquele mês. O projeto só foi encaminhado no dia 18 de dezembro e a primeira providência que tomamos foi marcar duas audiências públicas para dar publicidade à matéria. A iniciativa de Paulo Garcia em dar mais tempo para o debate é sensata, pois qualquer alteração na ‘engenharia’ da cidade deve ser discutida com a população”.

Tokarski disse também que existem pontos importantes no Plano Diretor que precisam ser discutidos por se tratarem de problemas sérios do município. “A sociedade precisa conhecer o Plano Diretor, para que ela saiba o que está e o que não está sendo cumprido. Um dos grandes dilemas da nossa cidade é que o trânsito para em determinados locais e horários. Ano após ano a velocidade média dos ônibus vai diminuindo, uma vez que ainda não foram implementados os corredores exclusivos. É preciso discutir também a implantação de polos industriais em Goiânia, pois a indústria gera mais e melhores empregos”, concluiu.

Com informações do Portal fabiotokarski.com.br

Por: Artur Dias | 26 de Dezembro de 2012