Bertotti toma posse na Secretaria Executiva da Sectec

O novo secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Antônio Bertotti Júnior, assumiu oficialmente o cargo durante solenidade de posse realizada na manhã desta segunda-feira (07/01), no auditório do Espaço Ciência.


O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, com o secretário de C&T Marcelino Granja e o ex-secretário executivo da Sectec, Luciano Moura, na posse de Bertotti (esquerda). Foto: Evane Manço/Sectec

Na ocasião, Bertotti expressou sua gratidão ao secretário de C&T, Marcelino Granja, e ao governador Eduardo Campos, por ter sido convidado para assumir o cargo e disse estar muito feliz e, ao mesmo tempo, com um imenso senso de responsabilidade.

“Assumimos a tarefa em um Governo que vem dando certo e que pensa um novo projeto de desenvolvimento econômico. Muito importante para mim poder dar uma colaboração efetiva nesse processo de construção do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia”, destacou o secretário executivo, que foi secretário de C&T da Prefeitura do Recife, durante a gestão do ex-prefeito João da Costa.

A solenidade de posse contou com a presença do secretário de C&T, Marcelino Granja, do ex-secretário executivo de C&T Luciano Moura, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, de secretários municipais do Recife e Olinda e de diretores dos órgãos vinculados a Sectec, além de funcionários da Secretaria e da Prefeitura do Recife e Olinda.

“Teremos um 2013 com grandes e importantes desafios para o Estado e para o Brasil que depende muito da unidade do povo brasileiro em torno de um projeto nacional de desenvolvimento que vem sendo perseguido pelas forças progressistas da Nação. Projeto que visa a inserção soberana do Brasil no Mundo, mais democracia, crescimento econômico, melhor distribuição de renda e combate a desigualdade regional. Evidente que esse desenvolvimento tem na área da C&T um vetor importantíssimo”, disse o secretário de C&T, Marcelino Granja, para, em seguida, destacar as principais ações da Sectec para os próximos anos.

O secretário citou as áreas estratégicas de atuação da Sectec, destacando inicialmente a formação de quadros com o reforço de investimentos no ensino superior, por parte da Universidade de Pernambuco, e em pesquisa, por parte da Facepe, que recebeu um forte incremento em seu orçamento anual passando de um patamar de cerca de R$ 5 milhões para uma execução financeira de mais de R$ 70 milhões. Citou ainda a criação do Proupe, que tem contribuído para a formação dos alunos do interior do Estado nos cursos de Matemática, Química e Física, entre outros, e reduzido a evasão escolar de 70% para 5%.

Marcelino Granja também citou os investimentos que vêm sendo feitos no Porto Digital, na reformulação do Parque Tecnológico de Eletro-eletrônicos (ParqTel) e nos parques de biotecnologia e fármacos e de metalmecânica. Lembrou do acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para elaboração dos planos de melhoria de competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) do Estado.

Falou ainda dos investimentos feitos em energia limpa, em Petrolina e Fernando de Noronha, e na democratização do acesso à comunicação, por meio da criação da Empresa Pernambucana de Comunicação, que deverá ser oficializada até o final deste mês de janeiro.

Por último, Marcelino destacou o Programa Estadual de Inclusão Digital que irá garantir que o Programa Nacional de Banda Larga chegue a todos os municípios pernambucanos.

“Um aspecto amplo desta secretaria que nos dá muita responsabilidade, mas nos deixa super animados, pois sabemos que temos uma decisão governamental no sentido de dar apoio a área de Ciência e Tecnologia para que o Estado se desenvolva mais rápido e diminua as desigualdades sociais e intra-regionais”, observou o secretário.

O ex-secretário executivo Luciano Moura, que está assumindo a secretaria de Governo da Prefeitura de Olinda, agradeceu publicamente ao governador Eduardo Campos e ao secretário Marcelino Granja, pela oportunidade que lhes foi dada de participar do atual Governo.

“Um Governo que vem transformando a vida dos pernambucanos”, sublinhou para logo depois afirmar: “Vejo, em um futuro próximo, um Sistema de C&T consolidado e contribuindo para um projeto estratégico de desenvolvimento. A garra e a experiência de Bertotti vêm se somar ao trabalho que já está sendo feito para por em prática as ações estratégicas desta secretaria que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos.”

José Bertotti

Além da sua atuação na prefeitura do Recife como titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti também ocupou os cargos de secretário de Assistência Social do Recife (2008) e assessor-executivo da Secretaria de Assistência Social do Recife (2005 a 2008).

O novo secretário executivo é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Tem pós-graduação lato sensu em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Boa Viagem, em Pernambuco. Atualmente, cursa o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco.

Ele também ocupou a presidência do Conselho Municipal de Apoio ao Porto Digital, foi conselheiro titular junto ao Conselho de Desenvolvimento Urbano-CDU do Recife, Membro da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local da Rede de Mercocidades, Vice-Presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia, Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Política Cultural (2009 a 2012). Entre os anos de 1993 a 1997 atuou como Diretor Executivo da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Fonte: SectecPE