Exército sírio liquida grupos armados opositores

O Exército Árabe Sírio liquidou dois grupos armados de oposição que realizavam homicídios, sabotagens, assaltos e roubos na cidade de al-Mastumeh, na província de Idleb.

Entre o material confiscado estavam rifles de longo alcance, lançadores de projéteis RPG, metralhadoras e grande quantidade de munição, disse uma fonte próxima ao Ministério da Defesa.

A fonte acrescentou que os destacamentos militares ultimaram um número desconhecido de insurgentes em Taftanaz, Taaum e Bennesh.

Em Hama, ao norte de Bagdá, um esquadrão de soldados se chocou com bandos de irregulares na cidade de Tibat al-Imam e lhes causou perdas significativas de mortos e feridos.

Durante a operação, foram danificados dois veículos com metralhadoras pesadas e 11 bombas foram desativadas, todas colocadas na estrada entre Soran e Tibat al-Imam, disse a fonte.

Em Naua, no sul da província de Deraa, a repressão nos esconderijos dos armadas permitiu a apreensão de duas granadas e um rifle, além da destruição de um veículo utilizado para realizar sabotagens e atos criminosos.

As operações ofensivas do Exército se estenderam a partir de segunda-feira a fazendas em Duma, Daryya e al-Hajjar al-Aswad, na província de Damasco Campo. Líderes das gangues foram mortos, incluindo um chefe do auto-denominado Baralhão de Shuhadaa al-Gutah, disse.

Outra unidade do Exército matou ou feriru um grupo de mercenários nas proximidades de al-Zaitun, na cidade de Dareya, enquanto metralhadoras e rifles de precisão foram apreendidos.

Cidades como Khan al-Asal, al-Awijah, Khan Toman e al-Azizeh, na nortenha Aleppo, também foram palco de confrontos entre os militares e os opositores armados, com saldo de numerosas vítimas por parte dos insurgentes, ressaltou a agência Sana.

Na capital, a situação continua relativamente calma nas primeiras horas da manhã, situação interrompida por lançamentos de mísseis BM-21 e morteiros a partir de uma instalação militar perto do bairro de Al Mezzeh, constatou Prensa Latina.

Os alvos destes disparos seriam fazendas em Dareya e algumas áreas adjacentes de Damasco Campo, onde existem alguns grupos de insurgentes.

Fonte: Prensa Latina