Chávez está "consciente e assimila tratamento", diz ministro

Em pronunciamento realizado na noite desta sexta-feira (11), o ministro de Comunicação e Informação do país, Ernesto Villegas, informou que o comandante Hugo Chávez, está consciente e assimilando o tratamento aplicado contra a insuficiência respiratória causada por uma infecção pulmonar que o acometeu nos últimos dias. O ministro reafirmou que o chefe de Estado apresenta uma "extraordinária fortaleza física e espiritual".

O ministro ainda afirmou que "o presidente está consciente da situação em que se encontra, tem se mantido em comunicação com a equipe de governo e sua família, que está em Cuba".

Ataques da oposição

Ao responder às críticas da oposição sobre a saúde do líder venezuelano, Villegas disse que o governo tem informado ao país sobre o tema periodicidade, "incluindo quando temos informações boas ou ruins".

Ele destacou que há setores da oposição  que “só querem ver a certidão de óbito de Hugo Chávez” e pessoas que querem espalhar a “morbidez” entre a população. “Por outras vias que não o voto, a oposição está buscando seus objetivos”.

Apoio

Além da presidenta Crina Kirchner e do vice-presidente Nicolás Maduro, desembarcou na Ilha, nesta sexta, o presidente do Peru, Ollanta Humala, em viagem oficial para a qual teve que pedir permissão ao Congresso de seu país.

No entanto, Humala comentou no aeroporto da capital cubana que, durante sua estada na ilha, "obviamente" perguntará sobre a situação de Chávez, a quem desejou uma "rápida recuperação".

com informações do Ópera Mundi