Chávez assinou documento de nomeação de Jaua a chanceler

Nesta terça-feira (15), o presidente venezuelano Hugo Chávez tomou uma medida política ao nomear o ex-vice-presidente, Elías Jaua, como novo chanceler. O diário oficial do mesmo dia publicou o decreto de nomeação assinado por Chávez, que se encontra em Cuba, onde se recupera de uma cirurgia para a retirada de um câncer na região pélvica.

Elías Jaua - AP

Essa é a primeira vez que é apresentado um documento assinado pelo mandatário, o que indica que ele está se recuperando da intervenção cirúrgica e da infecção respiratória, tal como anunciado pela equipe de governo em Caracas.

Leia também:
Elias Jaua é o novo chanceler venezuelano

O vice-presidente Nicolás Maduro anunciou oficialmente a nomeação de Jaua em uma sessão da Assembleia Nacional na terça (15), quando entregou o balanço da gestão desenvolvida pelo governo de Chávez durante o ano de 2012. Antes da indicação de Jaua, Maduro acumulava também o cargo de chanceler.

Nesta quarta-feira (16), Jaua anunciou que nos próximos dias se reunirá com seus colegas da Colômbia e Equador em Caracas. O encontro tem o objetivo de dar "continuidade ao rumo liderado pelo comandante (Hugo) Chávez", acrescentou uma nota da chancelaria.

Em declarações à imprensa, o chanceler manifestou “seu compromisso de continuar consolidando o projeto de união da América Latina e Caribe, tal como foi criado por nossos Libertadores, de acordo com os alinhamentos do governo bolivariano", conduzido por Chávez.

De acordo com Jaua, diplomatas latino-americanos ligaram para felicita-lo pela indicação, entre eles os chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e do Equador, Ricardo Patiño.

Da Redação do Vermelho,

com informações de agências