Unegro realiza plenária regional no Cariri

A União dos Negros pela Igualdade (Unegro) no Ceará realizou no último final de semana sua plenária estadual com os propósitos de renovar a direção estadual e fortalecer a luta dos negros e negras cearenses. O encontro avaliou ainda a criação de um fórum estadual para unificar as lutas deste povo e consolidação de uma pauta unificada de reivindicações.

Na plenária, foi feito um levantamento histórico das lutas antigas e atuais dos negros que diretos e reconhecimento das comunidades e povos remanescentes de quilombos da região do Cariri, Ceará e Brasil. Foi dada uma maior atenção às comunidades quilombolas da região, que encontra uma grande barreira para serem reconhecidas pela Fundação Palmares, com destaques para as comunidades de remanescentes de quilombo Carcará e Catolé Potengi e muitas outras em Assaré, Salitre e Araripe.

Após a plenária uma delegação foi eleita para visitar a Casa do Inficado, onde morou o Barão de Aquiraz, localizada no município de Assaré. A luta é para que o local, onde funcionou uma senzala, seja tombado pelo patrimônio histórico.

Saiba mais

A União de Negros pela Igualdade (Unegro), foi fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, por um grupo de militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo, a luta de classes e como bater as desigualdades de gênero. Hoje, 24 anos depois, a Unegro se tornou uma referência internacional no tema e tem cerca de 6 mil filiados em todo o país.

A plenária estadual da Unegro– CE foi realizada no último sábado (12), no Quilombo Carcará, em Potengi. Participaram do encontro quilombolas das comunidades de Potengi e Salitre. A plenária foi acompanhada pelo representante da direção nacional da Unegro, Paulo Rogério, e contou com a presença de lideranças do PCdoB na região: Sr. Eliomar (Pres. PCdoB – Salitre); Luzinete (vereadora – Salitre), Valdivino Neto (Movimento de Luta pela Terra e UJS) e Edson Veriato (PCdoB – Potengi ,Pres. Federação das Entidades Comunitárias de Potengi,UJS –CE), José Nilton (Pres. do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Potengi).

De Fortaleza,
Carolina Campos (com a colaboração de Valdivino Neto)