PCdoB/Passo Fundo: novos desafios, mesmos compromissos

O partido reuniu-se para traçar planos e movimentar a militância em ações que traduzem a ideologia do Partido Comunista do Brasil A avaliação geral do ano que inicia foi de conquistas e de muito trabalho. Os militantes partidários, juntamente com a Direção Executiva do PCdoB, realizaram um encontro para tratar das novas perspectivas.

Em primeira mão, o partido destacou a eleição vitoriosa de Luciano Azevedo e Juliano Roso para a Prefeitura de Passo Fundo e a representação no Legislativo. Para a comitiva, Juliano, filiado ao PCdoB desde 1992, mostra a postura do partido como vice-prefeito e representa um marco de relevância. Além disso, dois vereadores foram eleitos pelo PCdoB, bem como secretários e cargos em comissão representam a continuidade das diretrizes articuladas pelo partido.

Ciente das responsabilidades institucionais, e de tornar realidade a firme proposta do prefeito Luciano Azevedo com a intenção de melhorar a vida das pessoas, é que o partido organiza sua atuação nos dois flancos da articulação política em Passo Fundo. Em razão disso, a Comissão Política do PCdoB, eleita na última Conferência Municipal, está realizando suas tarefas na construção de um planejamento estruturado.

Para o presidente do partido, Emerson Brotto, o caminho prezado pela militância esclarece abertamente sua prioridade. “A atuação política do PCdoB, seja no Executivo ou no Legislativo, foi, é, e sempre será pautada por sua direção, em conformidade com as normas estatuárias a que todo militante, independentemente do cargo que ocupar, está obrigado a respeitar e a cumprir”, frisou.

Ainda, para Brotto, a atuação institucional do partido é de suma importância, pois sua ação não é um fim, mas um caminho a ser construído. Assim, seja no Executivo ou no Legislativo, os objetivos programáticos e ideológicos – que servem como meio para a elevação do nível de consciência do povo na luta pela superação do sistema capitalista – sempre estarão presentes.

Uma linha de atuação

O PCdoB é um partido de feição leninista, tendo no centralismo democrático a força que o mantém como um organismo dinâmico, com unidade de ação e defesa intransigente dos princípios que norteiam sua atividade política.

Com base nas normas estatuárias todos os militantes do partido, ocupantes ou não de cargos, devem cumprir com suas obrigações, inclusive financeiras, para que possam exercer os direitos que essas mesmas normas conferem.

Os próximos passos

A mobilização da militância partidária, em especial aos empossados recentemente e em diferentes esferas, começará pelos Cursos de Formação Política, agendados pela Direção Estadual, com sede em Porto Alegre.

Por fim, para reforçar a afinidade de propósitos com os rumos administrativos do município, mas sem perder autonomia, a Comissão Política do PCdoB em Passo Fundo compreendeu que a melhor forma de externar as próximas ações seria através da figura do presidente do partido e secretário político.

Portanto, Emerson Brotto ficou responsável pela incumbência de atribuir o caráter de Fórum Institucional para as ações, com acompanhamento da atuação do partido em todas as instâncias da administração municipal.

Fonte: PCdoB/Passo Fundo