Seminário reivindica 10% para a Saúde durante FSMT

Proposta do Movimento Saúde + 10 está coletando assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que destina 10% dos recursos brutos da União para a Saúde. Para debater o tema, o Movimento promove um seminário em 26/01, na Assembleia Legistativa.

 De 26 a 31 de janeiro de 2013 acontece, em Porto Alegre, mais uma edição do Fórum Social Mundial Temático. Neste ano, o tema é “Democracia, Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho Decente”. Sempre presente nas edições do FSM, a Federação Nacional dos Farmacêuticos participa do FSMT 2013 promovendo, em conjunto com o Movimento Saúde + 10 e com o Conselho Nacional de Saúde, o seminário: Financiamento da Saúde no Brasil e no Mundo.

O debate sobre o financiamento da saúde e da garantia da oferta de um serviço público para a população tem ocupado lugar de destaque em muitos países. No Brasil, o Sistema Único de Saúde – referência de saúde pública em todo o mundo – encontra-se em situação delicada diante do desafio de atendimento e dos recursos disponíveis. O Congresso Nacional debateu o assunto durante o processo de aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional 29. Porém, os recursos para o SUS não receberam novo aporte.

Diante deste cenário, dezenas de entidades do movimento social lançaram o Movimento Saúde + 10, composto por entidades representativas de profissionais da área da saúde (sindicatos, federações, confederações, conselhos profissionais) e organizações da sociedade civil – como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as centrais sindicais (CUT, CTB, Força Sindical), entidades estudantis (UNE, ANPG), e dezenas de outras organizações. A lista completa está no site www.saudemaisdez.org.br.

O objetivo central do movimento é coletar 1,5 milhão de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular, que determina a destinação de 10% dos recursos brutos da União para a Saúde.

Seminário no FSMT ocorre dia 26/01

A atividade ocorrerá no dia 26/1, das 9h às 16h, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Como parte da programação do Seminário (veja a íntegra abaixo), acontecerá um ato em defesa de mais recursos para a Saúde. Durante todo o período em que acontece o FSM Temático, haverá uma tenda para recolher assinaturas ao Projeto de Lei. A tenda será no Largo do Zumbi.

PROGRAMAÇÃO
Seminário – O Financiamento da Saúde no Brasil e no Mundo

9h – abertura
Jussara Cony – Vereadora Porto Alegre – coordenadora da mesa
Ronald Ferreira dos Santos – Presidente FENAFAR e coordenador do Movimento Saúde +10
Paulo Humberto Gomes da Silva – Coordenador do CES RS
Maria do Socorro de Souza – Presidente do CNS
Silvia Giugliani – Coordenadora do CMSPOA
Ciro Simoni – Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul
Alexandre Postal – Presidente Assembleia Legislativa RS
Marisa Formolo – Presidente Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa
Itaipu – Superintendente da Gestão Ambiental

10h – palestra
Gilson Carvalho – convidado – CONASEMS

14h – palestra
Convidado internacional – Cuba *a confirmar

16h30min
Ato político do Movimento Saúde + 10 em frente à Assembleia Legislativa

Contatos para a imprensa:
Flávia Lima Moreira – assessoria de imprensa vereadora Jussara Cony – (51) 9930-6565 [email protected]
Renata Mielli – assessoria de imprensa Fenafar (11) 993271747 – [email protected]
Ronald Ferreira dos Santos – Presidente da Fenafar (48) 9972-2088 – [email protected]
Débora Melecchi – Diretora de Organização Sindical (51) 9323-7082 – [email protected]