Uribe quer criar partido ultra-direitista na Colômbia

O ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que lidera a corrente direitista no continente latino-americano, pretende criar um novo partido até o final deste mês para disputar as eleições de 2014.

Atualmente, Uribe faz parte do Partido de la U, que também abriga o seu sucessor, Juan Manuel Santos, com quem tem travado intensos debates públicos por não concordar com a política de "diálogo" que vem sendo adotada no processo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O ex-presidente colombiano fará uma nova reunião com seus aliados no próximo dia 31, na cidade de Santa Marta (capital do estado Megdalena). Entre os aliados que já sinalizaram positivamente à proposta de Uribe estão a ex-ministra de Defesa Marta Ramírez, o ex-vice-presidente Francisco Santos e o senador Juan Carlos Vélez. O nome do novo partido deverá ser Puro Centro Democrático.

A tendência é que o novo partido de Uribe esteja mais à direita do que o Partido de la U, segundo o prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, que esteve em São Paulo nesta semana. “Há um movimento de Santos em direção ao centro, enquanto Uribe se mantém mais forte nas áreas rurais e conservadoras”, analisou Petro.

Com Opera Mundi