Vanessa Grazziotin quer controle de medicamentos previsto em lei

 A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse à Rádio Senado que pode encaminhar ao Ministério Público denúncia contra o descumprimento da lei que criou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e que prevê a identificação eletrônica de todos os medicamentos produzidos ou vendidos no país, do fabricante ao consumidor.

Autora do projeto na Câmara na época em que era deputada, Vanessa lembra que a lei, publicada em janeiro de 2009, completou três anos e o Sistema ainda não foi implantado. A lei determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implantasse o Sistema no prazo de três anos, de forma gradual. O Sistema deveria dificultar a falsificação e o roubo de medicamentos, bem como possíveis sonegações de impostos pelos fabricantes.

“Falta pulso por parte do governo. Temo que a indústria de medicamentos não queira ser muito controlada. Mas é algo que tem de ser controlado, pois o mercado de medicamentos não pode ser comparado a outro qualquer, porque é uma questão que trata da saúde das pessoas”, afirmou à Rádio Senado.

Antes de acionar o Ministério Público, a senadora pretende realizar debates no Senado, com a participação de representantes da Anvisa e das indústrias de medicamentos. De acordo com a reportagem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 25% dos medicamentos ofertados no Brasil são falsificados. Os campeões, informa a Rádio Senado, são os remédios para disfunção erétil.

Fonte: Agência Senado