Abertura da 8ª Bienal da UNE reúne 10 mil estudantes

Diante de um grande palco montado na beira do mar da praia de Casa Caiada, em Olinda, cerca de 10 mil universitários de todo o Brasil prestigiaram a abertura da oitava edição do principal festival que, este ano, homenageia Luiz Gonzaga e reúne diferentes produções de arte e cultura dos estudantes.

O evento segue até o próximo sábado (26) com apresentações de trabalhos, debates, mini cursos, exibições de filmes pernambucanos, exposições artísticas, atividades esportivas, visitas de integração a comunidades do Recife e de Olinda, passeada cultural da UNE “Culturata” e várias atrações musicais.

Ontem, antes das apresentações dos shows, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, iniciou o ato político recebendo no palco do Espaço Gonzagão o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, a deputada federal Luciana Santos, o presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Thauan Fernandes e a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Manuela Braga.

Na ocasião, o presidente da UEP, Thauan Fernandes iniciou os discursos elevando a grande participação dos universitários na 14ª CONEB e enalteceu a força do movimento estudantil diante dos novos desafios e das várias conquistas importantes para o futuro dos jovens brasileiros. Logo em seguida, Renildo Calheiros falou sobre a antiguidade da cidade de Olinda e sua importância histórica, como exemplo, relembrou a vitoriosa participação do índio Felipe Camarão, do negro Henrique Dias e do branco André Vidal de Negreiros na expulsão dos holandeses de Olinda em 1654, dando início a uma nova era de lutas pela independência do Brasil. “Foi em Olinda que começamos a pensar em liberdade, fico feliz de receber um evento grandioso como esse, principalmente porque também já fui parte da UNE e participei ativamente, sei como é importante a luta estudantil”, disse o Renildo.

Em seguida, o prefeito do Recife Geraldo Julio afirmou que também irá investir na educação e frisou como isso será importante para o futuro da nação. Encerrando o ciclo de boas vindas, o governador Eduardo Campos, rememorou os tempos de sua juventude quando participou de movimentos estudantis e lutou por uma educação de qualidade. “Estava aqui relembrando quando eu era jovem e estava no lugar de vocês, hoje me sinto feliz de estar aqui e poder fazer algo pela educação do nosso país. Vejo esperança em vocês, e é por isso que eu assumi o compromisso de investir os 100% dos royalties na educação e espero que este ato contagie outros governadores”, explicou Eduardo Campos antes de assinar um documento no qual assume um compromisso de destinar à educação os royalties da exploração do pré-sal recebidos pelo governo.

O evento ainda contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Marcelino Granja, o secretário de Articulação Social e Regional do estado, Aluízio Lessa e o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Neto, entre outros líderes políticos.

Shows

O articulador Cultural Roger de Renor foi o mestre de cerimônia que comandou a abertura da série de Shows que vai até sábado. Atrações como DJ Patrick Tor4, VJ Mosart e Lenine animaram a noite do maior festival estudantil da America Latina. Essa foi a terceira participação do cantor em Bienais da UNE. Lenine já participou da primeira e da quinta edição, em 1999 e 2007 respectivamente. Ontem, o pernambucano esteve bem à vontade no palco e afirmou estar muito feliz de apresentar seu primeiro show em 2013 na cidade de Olinda para a UNE.

Programação:

23 de janeiro – quarta-feira
22h às 02h: Shows
Silvério Pessoa, Elba Ramalho, Patrick Tor4 e VJ Mozart

Além dos shows, na programação cultural desta quarta também terá a exibição do longa pernambucano "O homem que engarrafava nuvens", dirigido por Lírio Ferreira. O documentário musical conta a história do baião através de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o doutor do baião. Responsável por clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô", Teixeira atingiu o estrelato nos anos 50 mas na voz do seu parceiro Luiz Gonzaga. O filme será exibido às 18h, no auditório da Faculdade de Olinda (Focca).

24 de janeiro – quinta-feira
22h às 02h: Shows
Projeto Viva Gonzagão, Fred 04 e convidados, DJ Incidental e VJ Mozart

25 de janeiro – sexta-feira
22h às 02h: Shows
Convidados: Baião Polinário, Alceu Valença, DJ Bruno Pedrosa e VJ Mozart

Do Recife,
Elaine de Paula.