Pernambuco destinará 100% dos lucros do pré-sal para a educação

Durante sua participação na abertura da 8º Bienal da UNE, nesta terça-feira (22), Eduardo Campos, governador de Pernambuco assinou  projeto de lei que destina 100% dos lucros do pré-sal do estado para a educação. O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Estava presentes ao ato a delutada Federal Luciana Santos (PCdoB-PE) e o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB-PE).


Foto: UNE

Em entrevista à imprensa, o governador Eduardo Campos disse que “é um projeto de lei importante para o futuro de Pernambuco, para que possa embalar a luta dos estudantes em cada um dos estados brasileiros. É importante que os royalties sejam empregados naquilo que possa garantir futuro, que possa garantir qualidade, cidadania, capacidade de refletir”.

A assinatura foi aclamada pelos estudantes da UNE e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), que em 2011 entregaram uma carta ao governador com o pedido.

Em declaração à imprensa, nesta terça-feira (22), o presidente da UNE, Daniel Iliescu reafirmou que “o financiamento da educação brasileira é uma bandeira da qual dependem todas as demais questões. O país avançou muito em acesso, mas não em qualidade. Entendemos que o Brasil está vivendo uma reforma universitária, que ainda tem várias insuficiências”.

Segundo ele, os estudantes defendem também a aprovação da Medida Provisória 592/12, em tramitação na Câmara dos Deputados. A medida prevê a destinação de 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal para a educação. A medida foi encaminhada pelo governo, a fim de garantir a fonte dos recursos para o cumprimento da meta de 10% do PIB.

Proposta

De acordo com Campos, os lucros dos royalties serão empregados em educação, ciência e tecnologia, medida beneficie estudantes de todo o país.

“A medida que um toma uma atitude, fica mais fácil outro tomar e a gente vai construindo aquilo que era sonho em algo concreto. Os estudantes vão seguir pra os estados dizendo que aqui já é lei a bandeira que defendem”, ressaltou o governador

Com informações da Agência Brasil