Juro recua e fecha 2012 no menor valor em 18 anos

A redução na taxa de juros em 2012 bate recordes. A taxa média cobrada às pessoas físicas teve queda de 9,2 pontos percentuais, terminando o ano em 34,6% ao ano, o menor valor registrado desde julho de 1994, quando o Banco Central começou a série histórica que registra a variação dos juros. Os números foram divulgados pelo BC nesta sexta-feira (25).

Juros

Segundo o BC, a taxa média de juros bancários de todas as operações com recursos livres (que não têm destinação específica, como crédito rural ou imobiliário), que inclui pessoas físicas e empresas, também registrou o menor valor de toda a série do BC, que, nesse caso, começa em junho de 2000. Em dezembro, os juros médios de todas operações de crédito somaram 28,1% ao ano, contra 37,1% ao ano em dezembro de 2011. Nesse caso, o recuo foi de 9 pontos percentuais em todo ano passado.

No caso da taxa média que os bancos cobram em suas operações com empresas, ainda segundo números do BC, o valor registrado em dezembro de 2012, de 20,6% ao ano, também é o menor valor já registrado em toda a série histórica da autoridade monetária, que começa em junho de 2000 para este indicador.

Bancos públicos continuarão reduzindo juros em 2013

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ação do governo vai continuar em 2013. Ele garantiu que os juros bancários cobrados pelos bancos públicos em suas operações de crédito continuarão a recuar em 2013 – pressionando novamente as instituições privadas a baixarem suas taxas. "Os bancos públicos vão continuar reduzindo os juros. Apesar de os juros terem caído bastante ultimamente, ainda estamos defasados em relação ao resto do mundo. No Brasil, se pratica juros elevados. Então, temos condições de ter uma trajetória benigna em relação aos juros", declarou o ministro.

Com informações do G1