Primeira cúpula da Celac no Chile tem início neste domingo

A Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) inicia neste domingo (27), em Santiago do Chile, a sua primeira reunião de cúpula depois de fundada em dezembro de 2011.

O centro de convenções Espacio Riesco reunirá quase todos os chefes de Estado e Governo da organização criada em Caracas pelos 33 países independentes da região.

Os administradores deverão aprovar uma Declaração Política e um Plano de Ação para 2013, que complementarão os que foram assinados na Cúpula inaugural realizada na Venezuela.

Espera-se que os textos abordem posições comuns frente a fóruns internacionais como as Nações Unidas; o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente; a inclusão social; o combate ao terrorismo, ao narcotráfico e à pobreza; além da educação e do crescimento sustentável.

Por seu alcance e por sua agenda estar centrada na integração, a Comunidade é considerada o sonho dos heróis da independência da América Latina e do Caribe defensores da unidade.

Programação

Segundo a agenda da reunião de dois dias, a I Cúpula da Celac começará à tarde com o ato de abertura, seguida de uma sessão dos chefes de Estado e Governo, a foto oficial do fórum e um jantar de boas-vindas oferecido pelo presidente anfitrião, Sebastián Piñera.

Na segunda-feira (28) pela manhã será a plenária dos mandatários, e três horas depois será realizada a cerimônia de encerramento e a entrega da presidência da Celac.

Cuba receberá do Chile a presidência da Celac em 2013, gestão para a qual se apoiará nos documentos aprovados, sobretudo no Plano de Ação. O objetivo do fórum é promover a integração regional a partir de iniciativas recolhidas em documentos.

Fonte: Prensa Latina