Lança-foguetes militar é vendido em feira civil dos EUA

Autoridades policiais confiscaram 700 armas de fogo em uma exposição pública e comercial organizada em Seattle, Estados Unidos, onde um lanza-foguete Stinger era vendido por US$ 100.

"Trata-se de um artigo estritamente militar, controlado pelo Pentágono. Não temos ideia de como chegou este artefato a mãos civis", declarou o delegado Mark Jamieson.

O chefe policial a cargo da investigação pediu uma reunião urgente com diretores da unidade do Exército da base conjunta de Lewis-McChord, localizada na localidade de Tacoma, para tentar elucidar a procedência do lança-foguetes terra-ar.

Este incidente coincide com uma campanha nacional contra as armas de fogo e depois que o presidente Barack Obama tem sido politicamente pressionado por causa de uma sucessão de tiroteios públicos, que terminaram em matanças.

Na feira de Seattle, além do Stinger, supervisores identificaram durante o fim de semana 348 pistolas de duvidosa procedência, 364 fuzis e três escopetas de cano curto com 12 cartuchos de grande poder destrutivo.

"Foi um evento absolutamente insano, as armas mudavam de mão o tempo todo e ninguém perguntava se o dono anterior estava autorizado. Confirmamos que ao menos quatro revólveres eram roubados", assinalou Jamieson na televisão local.

Cerca de cinco milhões de armas de fogo são fabricadas a cada ano no país com o maior inventário em mãos privadas. A Segunda Emenda da Constituição, aprovada em 1789, certifica que todo indivíduo será amparado pela lei se decidir portar uma arma.

Fonte: Prensa Latina