Manifestação de servidores defende realização de concursos

O Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público realizou, na manhã desta segunda-feira, 28/1, sua primeira atividade do ano de 2013. Um Ato Público, realizado na Praça da Gentilândia, no Benfica, chamou a atenção para a necessidade de concursos no serviço público ao invés da contratação temporária de trabalhadores.

O ato teve como foco as denúncias do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) de que o Ministério da Agricultura, que desde 2007 não realiza concursos para o cargo, deverá realizar em breve seleção para contratação de temporários.

Em sua fala, o presidente da DS/CE, Marcelo Maciel, enfocou a necessidade da luta por um serviço público de qualidade, que atenda às necessidades da população, e o combate a este modelo gerencial que o governo pretende implantar, com a precarização e flexibilização das relações de trabalho.

Maciel citou, inclusive, o grupo de empresários liderados por Jorge Gerdau, que tem "aconselhado" e "realizado estudos" para o governo sobre como deve ser gerido o serviço público, o que claramente vai na contramão dos interesses da sociedade brasileira.

O diretor de Defesa Profissional da DS/CE, Edilson Lins, por sua vez, ressaltou que "esse processo de terceirização e contratação temporária que hoje é evidente no Ministério da Agricultura e em diversos outros órgãos do governo é o reflexo de uma Reforma de Estado que vem se realizando desde a década de 90, com Fernando Collor."

Fonte: Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Delegacia Sindical do Ceará (DS/CE)