SSA: PCdoB defende debate antes de licitação do transporte

Diante do anúncio de que a licitação do sistema de transporte público coletivo de Salvador pode sair a qualquer momento, a bancada comunista na Câmara pede que o processo só seja aberto após ampla discussão. Para os vereadores, é preciso debate com a população, pois é um serviço essencial que afeta toda a cidade. “A prefeitura tem de realizar audiências públicas, para que os soteropolitanos apresentem as demandas e estas devem ser consideradas na construção do edital”, alerta Aladilce Souza.

De acordo com a edil, é necessário analisar como ficam as outras modalidades de transporte coletivo na capital baiana, não apenas o ônibus. “Há muitas questões a serem tratadas. É um sistema caótico e caro, que acaba privando os cidadãos de direitos”, complementa.

Outro destaque da vereadora do PCdoB é a suposta dívida da prefeitura com os empresários do setor, assumida pela gestão anterior. Os números, teoricamente, aproximam-se de R$ 500 milhões. Segundo Aladilce, não há porque o poder público arcar com esta despesa se não houve auditoria no Fundetrans (Fundo de Desenvolvimento do Transporte Coletivo de Salvador) para comprovar o débito.

Por conta disso, a comunista pondera que a questão deve ser tratada com cautela. “Não pode favorecer o empresariado. Tem de atender aos interesses da população”.

De Salvador,
Maiana Brito